Vereadores Mirins requerem melhorias nas escolas e no Distrito de Guamirim

Por Redação 3 min de leitura

Agostinho Vanderlei Basso ministrou palestra sobre o tema: “”A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público””

No dia 18 de setembro foi realizada a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim– Legislatura 2024. A Sessão foi acompanhada por alunos, professoras e diretoras. Na Ordem do Dia, os Mirins apresentaram quatro requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas e no Distrito de Guamirim. O escritor, professor e enfermeiro Agostinho Vanderlei Basso, ministrou palestra abordando o tema: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público”.

Durante o Expediente da Sessão, a vereadora Ana Letícia Machinski e sua suplente Lavínia Neumann das Neves, da Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, requereram a instalação de uma cobertura metálica, com piso na área externa da escola, medindo aproximadamente 16 metros de comprimento por 7 metros de largura, para que o espaço possa ser utilizado em práticas esportivas e recreativas. Segundo elas, esta cobertura é de fundamental importância para melhorar as aulas de educação física em dias quentes ou chuvosos.

Miguel Izac de Almeida e sua suplente Stephany Letícia Ferrari, da Escola Municipal do Campo Esperança Carignano Chuilki, solicitaram a realização de melhorias no Distrito de Guamirim: pintura do meio fio e do recuo dos ônibus escolares para que carros não sejam estacionados neste perímetro, atrapalhando o embarque e desembarque dos alunos; verificação e reforma da academia ao ar livre que fica ao lado do Centro Cultural; troca de telhas no Centro Cultural que vem apresentando muitas goteiras, danificando a cobertura e o forro;  manutenção da porta de entrada, que foi danificada;  troca de um vidro que foi quebrado; reparos no bueiro que fica em frente à escola, que vem apresentando afundamento e está perigoso para as pessoas; e melhorias nos trechos de estrada das linhas do transporte escolar das comunidades atendidas pela escola. Conforme os Mirins, tratam-se de medidas relativamente simples, mas que se fazem necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.

Nathália Fedalto e sua suplente Natália de Matos, da Escola Vereador João Maria Pedroso, indicaram a instalação de um parquinho na escola, pois as atividades recreativas possuem grande influência no desenvolvimento e bem-estar das crianças. Alice Peroceli Gonçalves e sua suplente Heloisa Yohanna de Andrade Cassol, da Escola Padre Wenceslau, requereram a implementação de melhorias no entorno da instituição: construção de meio-fio ao redor da escola, para garantir a segurança dos pedestres e evitar a circulação de veículos em áreas destinadas aos alunos e colocação de placas de trânsito, sinalização horizontal e pintura das faixas.

Segundo as Mirins, a implementação dessas medidas visa organizar o tráfego nas imediações da escola, promover um ambiente mais seguro para a comunidade escolar e evitar possíveis acidentes. As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos pelos vereadores e encaminhadas ao Executivo que deverá tomar as providências cabíveis.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Palestra

Agostinho Basso ministrou palestra aos Mirins sobre “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público&rd