Fundador do jornal A Tribuna Regional foi homenageado no Congresso da Adjori/PR

Por Redação 3 min de leitura

O Plaza Hotel, em Foz do Iguaçu foi palco do 28º Congresso da Adjori/PR. Dentre a programação ocorreu a eleição para a Nova Diretoria e também a posse para o biênio 2024/2026. O pleito eleitoral teve chapa única tendo à frente Cidenei Cristian Allebrandt (Alemão do Jornal). A denominação da chapa, foi de uma pessoa que tinha um carinho especial pela entidade e também sempre lutou pelo seu crescimento, o Senhor Aramis Gorniski (in memoriam), fundador do jornal A Tribuna Regional.

Currículo do homenageado 

Aramis Gorniski fundou o jornal A Tribuna Regional no dia (06) de junho de 1976. Ele defendia os interesses da comunidade e lutava por ideais, buscando sempre o desenvolvimento da comunidade da Lapa e seu entorno.

No decorrer dos anos, enfrentou diversas lutas políticas, ajudou a fundar associações e diversas entidades, teve participação ativa na comunidade e sempre buscava a verdade, acima de todos os interesses dos poderosos. Sua luta não era solitária. Ele contava com o apoio, o conselho e a confiança de muitos amigos, colegas, leitores. E, principalmente, tinha fé inabalável no Criador, na força e proteção de um Deus que não abandona, não desampara, sempre que se busca a verdade, o bem comum, a união da comunidade.

Até o seu falecimento, no dia (15) de janeiro de 2010, sempre acompanhado da sua tradicional cuia de chimarrão com Erva-Mate Legendária, jamais deixou de sonhar uma Lapa mais unida e participativa, com mais educação, saúde, indústrias e principalmente harmonia e fraternidade entre os cidadãos.

Aramis deixou saudades, mas o seu legado se sobrepõe à tristeza pela sua ausência. Muitas conquistas ficaram, para além do registro semanal da história da cidade nas páginas da Tribuna Regional, que tornou-se, no seu modo simples e polêmico de escrever, um grande livro onde estão marcadas as mais diversas histórias, conquistas e ideias da comunidade da Lapa.

Seu legado também ficou nas memórias da Adjori/PR. Associação pela qual tinha enorme carinho e respeito. Sempre idealista, o sonho de Aramis era de que a união participativa e harmoniosa entre os jornais do Paraná se tornasse realidade. Com uma Associação forte e organizada, em sua visão, os meios de comunicação estariam amparados para crescerem, divulgando de forma livre e independente as notícias do Estado e de suas regiões.

A visão de Aramis sobre o trabalho em equipe, o associativismo, e como a Adjori precisa funcionar, pode ser comparada ao trabalho das formigas. Estes seres tão pequeninos, criaturas divinas muitas vezes desprezadas, nos deixam grandes lições. A rigorosa disciplina é a base organizacional do formigueiro, que se divide em três categorias de insetos: as operárias, os machos e a rainha. Cada um cumprindo rigorosamente a sua função, sem distinção. Todos, no formigueiro, se organizam para que seu trabalho renda ao máximo e seu esforço seja otimizado. Não competem entre si, não vigiam o trabalho uns dos outros. Simplesmente dão o seu melhor pelo bem daquele formigueiro. E curiosamente, pequeninas que são, possuem visão de futuro, possuem metas. Sim! Metas! Primeiro, reúnem-se para construir a toca; depois, dividir diferentes tarefas do formigueiro; em seguida, buscar alimento. A qualquer momento a comunidade pode ser convocada a defender o seu espaço contra a invasão de inimigos. E a visão das f