Pioneira no Paraná, Cidade do Idoso de Irati é inaugurada

Por Redação 3 min de leitura

Localizada no Centro de Tradições Willy Laars,  a Cidade do Idoso oferece serviços de saúde, bem-estar e integração para terceira idade de Irati e região, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos. São oferecidas atividades físicas, cuidados específicos de saúde, aulas de informática, dança, música, dentre outras opções culturais

Na manhã de quinta-feira (04), ocorreu em Irati a inauguração do Complexo Social Cidade do Idoso, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, secretários de estado, deputados, prefeitos da região, dentre outras autoridades, que foram recepcionadas pelo prefeito Jorge Derbli e pela vice-prefeita Ieda Waydzik.

Edificado no Centro de Tradições Willy Laars com investimento de R$ 8,2 milhões, o novo espaço representa um significativo avanço no cuidado e na integração dos idosos de Irati e região. A  área total é de 3.847,85 m² e o local reúne serviços destinados a promover o bem-estar e a socialização dessa parcela da população.

De acordo com o governador, a inauguração da Cidade do Idoso em Irati representa um marco nas políticas públicas voltadas para os idosos no estado. “Para nós é um cartão de visita das políticas públicas para os idosos isso que nós estamos inaugurando aqui em Irati, porque é um complexo que tem tamanho, é grande pelo espaço físico, mas, acima de tudo, tem uma série de atividades para os nossos idosos no dia a dia. Ele vai ser um centro regional, então, na verdade, Irati vai ser uma cidade sede e o prefeito, com a sua visão de entender que era importante não atender apenas os idosos da Irati, mas também da região, fez com que isso pudesse se transformar num sonho regional”, destaca Ratinho Júnior.

O complexo conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições, capela e outras estruturas. Nele, ocorrerão atividades físicas, atenção à saúde específica para idosos, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.  

O prefeito Jorge Derbli detalha como será o funcionamento da Cidade do Idoso. “Totalmente gratuito para os idosos de Irati e da região – que também que vão poder participar de atividades de todos os gêneros –, para o idoso vir aqui se sentir feliz, se sentir vivo. Tem atividades, tem o bailinho, tem a hidroginástica, tem ioga, o atendimento médico, são várias e várias atividades. Realmente vai ser um espaço criado para o idoso se sentir feliz e tem aqui grandes eventos. Vão ter aulas digitais para o idoso acompanhar a modernidade da inteligência artificial, do celular, do vídeo, da internet”, relata o prefeito.

Início das atividades

A vice-prefeita Ieda Waydzik comentou que o início das atividades na Cidade do Idoso foi marcado pela Olimpíada 60+. Logo após a inauguração do complexo, o município promoveu diversas competições projetadas para motivar a prática esportiva e a recreação.

“A gente come&cce