4ª Regional de Saúde promove troca de experiências inovadoras na saúde

Por Redação 4 min de leitura

Com o tema Trajetórias de Fortalecimento e Consolidação do SUS, o evento destacou iniciativas que estão dando certo, visando inspirar outros municípios.

Irati sediou a II Mostra de Experiências Exitosas da 4ª Regional de Saúde, um evento que reuniu prefeitos, representantes de municípios e da saúde nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Tradições Willy Laars. Com o tema ‘Trajetórias de Fortalecimento e Consolidação do SUS’, o encontro proporcionou um intenso compartilhamento de ações bem-sucedidas entre gestores dos municípios da região.  O propósito principal foi inspirar a inovação na área da saúde, além de homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais da região.

Larissa Mazepa, médica e chefe da 4ª Regional de Saúde, destaca a importância do evento que foi sediado em Irati. “O principal de tudo é mostrar que na nossa região nós podemos com pouco fazer muito. Se um município, com muita criatividade, conseguiu chegar a um objetivo tão bom, os outros municípios podem também estar compartilhando essas amostras exitosas para que possam ser feitas assim, cada vez mais, atitudes para o benefício da população”, detalha.

Segundo a chefe da 4ª Regional, o encontro dá visibilidade ao trabalho que busca o aprimoramento dos serviços de saúde. “O principal de tudo é que essa amostra de experiências exitosas serve também como uma vitrine para que todo Paraná veja; e isso pode refletir em outras regiões, principalmente nas regiões que são parecidas com a nossa, com o clima, com o número de habitantes, pequenas e grandes cidades, e que possam levar também ideias, porém, tendo o registro de que foi aqui que se iniciou, foi aqui que tiveram a criatividade para transformar o pouco em muito”, explica.

Além disso, ela cita que o evento possibilita uma prestação de contas, apresentando os resultados do dinheiro público investido na área da saúde. “Além de demonstrar que a nossa região tem atividades que favorecem a população para um SUS de qualidade, e homenagear essas pessoas que com tão pouco acabam fazendo muito, mostrar para os prefeitos onde os gestores estão colocando a verba que vem para a população e fazendo com que essas amostras mostrem a criatividade que esses profissionais da saúde vêm demonstrando durante o longo desses tempos”, afirma Larissa.

Experiências exitosas

Durante o evento, Irati destacou iniciativas que estão dando certo no município na atenção aos idosos e no pré-natal. A Secretaria Municipal de Saúde detalhou as experiências, como relata o secretário João Almeida Junior. “Nós temos, na Unidade de Saúde dos bairros Gutierres e do Riozinho, o envolvimento de toda a comunidade. Nós temos um grupo de idosos que faz atividade física, todo o atendimento de diabetes, de hipertensão, e toda semana eles têm alguma atividade dentro da unidade. Já no bairro Rio Bonito, nós temos uma experiência que nós estamos trazendo os pais para o pré-natal. Criamos até o nome: ‘Pai Presente’. Durante todo o pré-natal, a importância de o pai saber o que está acontecendo com a saúde do filho e da esposa, e saber que quando essa criança nascer, quais são as responsabilidades dele também. E trazendo ele desde o início do pré-natal, nós vamos ter um envolvimento maior da figura masculina na criação dessa criança”, argumenta João Almeida Junior.

Ele acredita qu