Com expectativa de aumento das vendas, Irati define horário especial do comércio para dezembro

Por Redação 3 min de leitura

Para atender à demanda crescente, os estabelecimentos vão ampliar seus horários de funcionamento, abrindo inclusive aos domingos.

À medida em que o final do ano se aproxima, as expectativas em relação às vendas ganham destaque. O comércio de Irati está se preparando para atender à demanda crescente motivada pela temporada de festas. Para oferecer um atendimento mais abrangente aos consumidores, os estabelecimentos comerciais da cidade vão passar a funcionar todos os dias da semana, estendendo seus horários a partir do mês de dezembro. Esta movimentação visa não somente atender à procura esperada, mas também impulsionar a economia local.

Segundo Airton Trento, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Irati e membro da diretoria do setor de relação de emprego da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), as expectativas são positivas. A previsão é de um aumento de aproximadamente 9% nas vendas no estado, em comparação ao ano anterior. “A gente está acreditando que vai ter movimento, nós estamos na expectativa, mas isso depende do setor”, explica.

Um dos setores que mais vê as vendas aumentarem nesta época do ano é o de brinquedos. Em Irati, Aguinaldo Aleixo, proprietário de duas lojas especializadas em artigos do setor, já testemunha a movimentação deste período. Para ele, a chegada das festas impulsiona um aumento nas vendas. “Sem dúvidas, a procura por brinquedos é maior. Nossa loja se volta a utilidades, presentes, brinquedos, lembranças, eletrônicos e muito mais variedades, mas em todos esses 11 anos de mercado, no Natal sempre volta essa demanda do recreativo para os pequenos”, conta.

Consciente da importância de estar atento às novidades do mercado, sua equipe busca oferecer uma gama diversificada e atualizada de produtos, para que os clientes encontrem o que procuram. “Se às vezes acontece de não termos algum produto em estoque, fazemos o possível para trazer para o cliente. Como nossa loja tem muitas categorias e variedades, é difícil classificar uma tendência desse Natal, porque como sabemos, com as tecnologias do mundo atual, uma tendência ultrapassa a outra rapidamente. Então o que posso dizer é que a equipe sempre tenta, da melhor forma, encontrar tudo o que nossos clientes precisam”, detalha Aguinaldo.

Indústria e serviços

O vice-presidente de assuntos do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Oscar Muchau, destaca que a movimentação do final de ano também tem reflexos positivos na indústria e no setor de serviços.

 “Acredito que os setores que mais são aquecidos são o setor do comércio, o de prestação de serviço, o da pequena, média e grande indústria também, porque as demandas aumentam. Outros setores, como o prestador de serviço, aquecem normalmente, porque muitas mercadorias circulam para lá e para cá. Gráficas imprimem mais, as áreas virtuais, como mídias sociais, as empresas querem fazer uma propaganda mais maciça, então investem também nesse setor. As pessoas querem melhorar suas casas, querem fazer a pintura, acontece a contratação de pintores, de marceneiros, de assentador de piso, de limpeza de telhados, então todos esses setores são mais exigidos nessa época”, detalha Oscar.

As vitrines já estão no clima

Na Vila São João, em Irati, o clima natalino está também nas v