Família Kasprzak doa para a Amcespar o terreno destinado ao aeródromo regional

Por Redação 3 min de leitura

Na tarde de terça-feira (10), a família Kasprzak fez a doação de uma área de 12 alqueires, localizada em Fernandes Pinheiro, para a construção de um aeródromo (aeroporto) regional. A doação foi feita para a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), que através do Consórcio para o Desenvolvimento Regional (Conder) deverá tomar todas as medidas para viabilizar a construção.

O presidente do Conder/Amcespar, prefeito de Irati  Jorge Derbli, destaca que os gestores de todos os municípios da região apoiam o projeto. “Os prefeitos encamparam a ideia e não poderia deixar uma oportunidade de receber em doação uma área de terra dessa. A família gentilmente está doando esse terreno para que a gente, dentro de um prazo já pré-estipulado, construa um aeroporto de nível regional”, disse Derbli.

Ele acredita que o aeródromo será um marco para o desenvolvimento regional. “Através desse aeroporto, nós vamos crescer muito, toda a região, todos os municípios, e muitas grandes empresas virão se instalar em Irati por ter esse aeroporto, por ter onde os empresários virem aqui, por questão de tempo de locomoção”, disse.

Projeto e viabilidade

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, cita que o projeto terá os mesmos moldes anteriormente propostos, no mês de junho de 2023. À época, o terreno seria doado a Fernandes Pinheiro, mas a Câmara Municipal não aceitou que o município recebesse a área.

“O projeto em si, consiste na mesma estrutura, somente será administrada a obra pelo Conder e também depois os trâmites para o funcionamento do aeroporto serão todos via via Amcespar. Será somente instalado em Fernandes Pinheiro, mas não um patrimônio do município como era num primeiro momento a intenção, porque infelizmente foi rejeitado por alguns dos nossos vereadores, que não entenderam, não tiveram a sensibilidade, na verdade, quanto à importância desse projeto”, afirmou Cleonice.

Ela cita que a construção do aeródromo regional conta com o apoio de diversas autoridades estaduais para que possa ser viabilizado. “Com o apoio do deputado Sandro Alex, do deputado Alexandre Curi, do Hussein Bakri,  todos muito entusiasmados já fazendo essas tratativas com o governador, que também já se mostrou positivo nesta situação, acreditamos que muito em breve estaremos com o nosso aeroporto regional em funcionamento, em Fernandes Pinheiro, mas com abrangência de toda a região do Amcespar”, enfatiza Cleonice.

Doação

Entusiasta do desenvolvimento regional, a família Kasprzak, também tem uma longa tradição ligada à história da aviação na região. Wadislau Kasprzak foi um dos fundadores do Aeroclube de Irati.  

“Eu comecei em Irati, nós tínhamos aeroporto em Irati, eu fazia a parte da diretoria. Foi e foi e parou tudo. Ninguém mais assumiu”, conta Wadislau. Ele relata que a área onde funcionava o aeródromo de Irati foi destinada para a construção de um parque industrial, mas que o poder público deveria ter designado outra área e feito um aeroporto, o que nunca ocorreu.

Devido à inexistência de uma pista de pouso para aeronaves na região, a própria família Kasprzak fez u