Aciai discute com o poder público o projeto de criação de um Porto Seco em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Com a expansão da Nova Ferroeste, prevista para passar por Irati, a região se torna um ponto de convergência logística

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) realizou uma reunião com o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik, onde foi discutido um projeto inovador que promete alavancar o desenvolvimento econômico da cidade e de toda a região. A proposta em pauta envolve a construção de um Porto Seco em Irati, visando atender à crescente demanda da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e impulsionar o transporte de mercadorias, não apenas de Irati para Paranaguá, mas também de outras regiões, como o Mato Grosso, para Irati.

A ideia para a criação do Porto Seco em Irati foi apresentada por alguns empresários e diretores da Aciai,  enxergando a importância estratégica da cidade no contexto da Nova Ferroeste. Com a expansão planejada da ferrovia, prevista para passar por Irati, a região se torna um ponto de convergência logística.

Porto seco

O Porto Seco, em sua essência, é uma instalação que simplifica e agiliza a movimentação de cargas entre diferentes modais de transporte, como ferrovias, rodovias e hidrovias, reduzindo custos e tempo de deslocamento. Nesse sentido, a proposta da Aciai é criar um centro logístico de excelência em Irati.

“A construção dessa infraestrutura não apenas impulsionará o comércio e a indústria em Irati, mas também abrirá portas para novos investimentos e oportunidades de negócios na região”, defendeu o presidente da Aciai, Renato Hora. Além disso, ele ressaltou a relevância estratégica desse projeto no contexto da Nova Ferroeste, que conectará o estado do Paraná a importantes polos produtivos do Brasil.

O prefeito Jorge Derbli e a vice Ieda demonstraram apoio à iniciativa. Derbli afirmou: “Nós abraçamos a ideia da Aciai, vamos levar para os outros prefeitos da região e, também, junto da Amcespar, levaremos até o Governo esta alternativa, para se pensar com carinho nesse investimento”.

Ieda acrescentou que “é um fator de crescimento bem grande para a região. É um novo momento que podemos viver, com a passagem da Ferroeste, e tem tudo para dar certo e ser algo inovador”.

A reunião marcou o início formal dos esforços para viabilizar o Porto Seco em Irati. 

Texto/Foto: Assessoria Aciai