Jornada BIM levará aos municípios metodologia para agilizar obras públicas

Por Redação 3 min de leitura

Lançada esta semana pelo governador Ratinho Júnior e pelo secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, a Jornada BIM  capacitará técnicos das administrações municipais com um modelo que  permite a simulação virtual de projetos. Com isso, possíveis erros podem ser corrigidos antes do início das obras 

Mais agilidade, transparência e eficiência no planejamento e na execução das obras públicas. Com o objetivo de difundir estas boas práticas por todos os municípios, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou a Jornada BIM Paraná, no último dia 21.

Mais de 50 prefeitos, vice-prefeitos e representantes municipais estiveram no lançamento do programa. Dentre eles, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato; a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; e o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski; todos da região Centro Sul.  
O método BIM, Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM), é usado para prever diferentes soluções para as obras a partir da fase de projeto e corrigir antecipadamente erros. Ele já é aplicado em todos os projetos e obras do Governo do Estado, inclusive nas universidades estaduais. Agora, o modelo será levado aos 399 municípios do Estado, através de uma caravana itinerante para capacitar técnicos das administrações.
“A ideia é poder colaborar com as prefeituras aplicando esta metodologia para fazer creches, escolas, postos de saúde, obras viárias, enfim, qualquer tipo de obra. Isso dá transparência aos projetos, porque ele reduz a chance de erros, que poderiam acabar paralisando ou encarecendo uma obra. Então é um método que ajuda o gestor público e os técnicos”, afirmou o governador.
Pela metodologia BIM, os engenheiros, arquitetos e demais técnicos da administração pública podem fazer projeções das obras em 3D, simular o andamento das intervenções ao longo do tempo e orçar materiais com maior precisão, por exemplo. Também é possível aplicar a metodologia para a fiscalização dos contratos e para a manutenção dos equipamentos públicos, dando mais eficiência aos investimentos feitos em médio e longo prazo.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a adotar a metodologia BIM e a estendê-la em um programa estadual a todos os municípios. “O Paraná liderou todos os estados nesse processo. Vamos acompanhar as prefeituras para que todos os municípios do Paraná estejam também dentro desta modelagem. É algo inovador no País e que traz celeridade, probidade e moralidade a todas as obras públicas, que é o objetivo principal do Governo do Estado”, complementou.

Jornada BIM
Para conseguir levar o método a todo o Estado, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística farão uma caravana no segundo semestre de 2023 por todas as regiões do Paraná capacitando técnicos, engenheiro e arquitetos das prefeituras que são responsáveis por planejar, contratar e fiscalizar obras.

Texto/Fotos: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual