Grandiosidade, belos espetáculos, animação e estímulo à economia marcaram o Nacional 2023
Pessoas de todas as idades, com belos trajes, cabelos impecáveis e muito talento tomaram conta de Irati no último final de semana. Vindas de vários estados, elas trouxeram consigo familiares e animadas torcidas, que não passaram desapercebidas no CT Willy Laars, onde participaram de um dos maiores eventos tradicionalistas já realizados até hoje no Brasil, o Nacional 2023.
Realizado entre os dias 20 e 23 de julho, o Nacional contou com o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas.
No principal local do evento, o CT Willy Laars, 90 mil entradas foram registradas pela Secretaria Municipal de Segurança, entre participantes, comerciantes e público que assistiu as apresentações nos quatro dias de tradicionalismo. Seis palcos abrigaram as competições artísticas e a pista coberta abrigou as concorridas provas de laço. Outro local da cidade utilizado para o Nacional foi o Parque Aquático de Irati, que recebeu os Jogos Tradicionalistas, disputados por competidores de sete estados diferentes.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Roberto Basso, a edição do Nacional realizada em Irati foi uma das maiores já registradas, principalmente pelo número de participantes inscritos em competições, aproximadamente cinco mil.
O fato foi confirmado pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR) José Haroldo Alves da Silva. “Em termos de competidores, foi além do que a gente esperava, teve alguns estados que vinham com delegações menores e acabaram aumentando, talvez chamados pela própria estrutura, que começamos fazer fotografias (de banheiros, da pista, dos seis palcos) e isso serve de motivação, de incentivo para aqueles que estão em dúvida, porque normalmente estes encontros nacionais são realizados em parques, em locais as vezes bem inferiores à qualidade daquilo que nós estamos oferecendo [em Irati]”, disse José Haroldo.
O diretor-geral da CBTG, Mauro Geraldo, elogiou a infraestrutura oferecida, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Irati e comemorou os resultados do Nacional. “Superou as nossas expectativas nas questões de público, organização, estrutura e resultado final do evento, que é o que importa. Aquele nosso pensamento de que seria o maior nacional em termos de estrutura e pessoas participantes atendeu e até superou”, contou o diretor-geral da CBT, em entrevista à rádio Najuá.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destaca que pessoas do país todo estiveram em Irati. “O Rodeio Nacional que aconteceu em Irati para a parte artística e parte campeira do laço, como as danças que aconteceram e as apresentações. Realmente um público diferente. O Brasil esteve aqui na cidade de Irati e leva o nome de Irati para o Brasil inteiro. Sem dúvida nenhuma uma grande festa”, comentou.
Na avaliação da vice-prefeita Ieda Waydzik, “foi um evento magnífico com muita gente bonita, muita gente determinada, vibrante, torcidas, manifestações educadíssimas de todo o povo que participou e o parque muito elogiado, a infraestrutura que foi construída aqui acolheu a todos com muita qualidade tivemos apresentações lindas e tivemos a circulação de dinheiro em toda a nossa cidade”.
Iratienses foram campeões nacionais
Repre

