Produção de uva e cooperativismo são incentivados na região de Irati
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), entregou nesta terça-feira (18) mudas e equipamentos para implantação de pomares de uvas em Irati, Mallet e Imbituva, no valor de R$ 680,5 mil. O benefício faz parte do Programa de Revitalização da Vitivinicultura no Paraná (Revitis).
“O Governo é parceiro para oportunizar o crescimento da vitivinicultura também nesta região. É um esforço, um empurrão para que se tenha mais área, mais produtores, mais produtividade para vender onde tiver cliente”, afirmou o secretário Norberto Ortigara em evento no Parque de Exposições de Irati.
Irati
Em Irati, o Revitis atenderá 15 produtores, sendo oito que já estão na atividade e sete que irão iniciar. São mais de 7.500 mudas, de três variedades, além de equipamentos para a produção, como arame e palanques, somando o investimento de R$ 323 mil. “É um programa que ajuda a diversificar a propriedade. Temos potencial de comercialização da uva. Um dos exemplos é para a Vinícola Cosmos, que é certificada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e compra 90% da uva fora de Irati”, explica o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, salientou que o município está trabalhando para ter uma agroindústria forte, o que deve acontecer assim que estiver formalizada a criação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati (Coami). “Se houver a indústria para comprar a produção tudo vai dar certo”, afirmou. O município é produtor de pêssego, ameixa, morango, maracujá, guabiroba, além de erva-mate, pinheiros e oliveiras.
Sanidade Agroindustrial
O secretário Ortigara e a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Mariza Koloda Henning, também se reuniram com prefeitos, vices, secretários de Agricultura e técnicos dos dez municípios da Amcespar que formam o Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder), na Câmara Municipal de Irati. O objetivo foi o repasse de informações sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
O Conder pretende aderir ao sistema para indicar agroindústrias a vender produtos de origem animal para todo o Paraná e não apenas nos limites municipais. O consórcio tem o poder de ajudar a reduzir custos, no entanto, para haver a adesão, há necessidade de alteração do estatuto, incluindo a atribuição de inspeção entre as atividades. A decisão dos municípios foi pela rapidez nessa mudança para que os consorciados possam usufruir dos benefícios do sistema.
O secretário de agropecuária de Irati enfatiza a importância do Susaf. “Temos dois abatedouros e outras 30 empresas. Com o Susaf haverá oportunidade para empresas de embutidos comercializarem para todo o Paraná, gerando rendas para as famílias e municípios. A adesão de Irati já está em andamento e aguarda apenas a finalização do processo de legislação”, disse Raimundo Gnatkowski.
Até agora 35 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por mei

