Grupo Ivasko lança selo para identificar produtos locais e impulsionar a economia
O projeto, que pretende incentivar a produção local e a sustentabilidade, fez parte das comemorações dos 116 anos de Irati
Para fomentar a economia de Irati, através do incentivo à produção local, à geração de empregos e à sustentabilidade, o Grupo Ivasko (GI) lançou um novo projeto durante as comemorações dos 116 anos do município, um selo para identificar os produtos locais.
“Nos próximos meses, nas nossas lojas, todos os produtos que são da nossa região vão estar sinalizados com o nosso selo ‘É daqui. É da nossa gente’”, contou a diretora de marketing e trade do GI, Ana Paula Ivazko, na noite de segunda-feira (10), durante um jantar para apresentar o projeto à imprensa e aos poderes Executivo e Legislativo.
O prefeito de Irati Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik e o presidente da Câmara Municipal José Ronaldo Ferreira participaram do evento, em que foram servidos pratos elaborados apenas com ingredientes de fornecedores locais. Foram utilizados produtos disponibilizados por 14 dos mais de 30 fornecedores da região que vendem para o GI. “Hoje, dentro das lojas Ivasko, nós contamos com mais de 30 fornecedores”, explicou Ana Paula.
De acordo com o presidente do GI, Zeca Ivazko, a proposta do grupo é ampliar o volume de compras locais. “É o nosso desejo, é o nosso projeto, fazer com que cada vez mais os nossos produtores produzam aqui dentro de Irati, nos limites do nosso município, e que os supermercados Ivasko possam colocar nas prateleiras e fazer com que o povo iratiense e os visitantes consumam os nossos produtos”, detalhou Zeca.
Inclusive, existe a possibilidade de serem firmados contratos com os produtores para que eles forneçam o ano todo e recebam um preço previamente estabelecido, acrescentou o diretor comercial, Paulo Ivazko. “Podemos fazer um planejamento anual para que possamos estar comprando deles, projetando as compras”, comentou Paulo.
Ele enfatizou que além dos produtos frescos do hortifruti, também têm excelente aceitação pelos consumidores alimentos feitos em pequena escala, como os pirogues e massas congeladas. Para exemplificar, ele contou que os pirogues feitos por iratienses vendem muito mais do que as lasanhas congeladas fornecidas aos supermercados do GI por grandes indústrias. “A gente vai ali em Curitiba, não tem pirogue, mas aqui a gente dá essa preferência e vende um monte”, relatou Paulo.
Na avaliação do prefeito, incentivar a produção e o consumo dos produtos locais é auxiliar na geração de empregos e renda. Jorge Derbli parabenizou os empresários pela iniciativa do lançamento do selo nas comemorações dos 116 anos de Irati. “Eu tiro o chapéu para o Grupo Ivasko pela inovação e fazer isso projetar Irati, valorizando os nossos agricultores, as nossas empresas que produzem a continuarem produzindo”, disse o prefeito.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Jussara Harmuch/Najuá e Letícia Torres/Hoje Centro Sul

