SAMU Campos Gerais já atendeu 50 vítimas de queimaduras em 2023
Quais os principais cuidados para evitar esse tipo de acidente? Crianças e idosos necessitam de maior atenção para que não sofram queimaduras
No Brasil, desde 2009, o dia 6 de junho é considerado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. A data tem objetivo de conscientizar sobre medidas preventivas, durante a campanha do “Junho Laranja”, mês de prevenção às queimaduras. “O mês de junho foi escolhido porque é o mês em que se comemoram as festas juninas, onde é costumeiro se utilizar de fogos de artifício e fogueiras, oferecendo um risco maior de acidentes, especialmente para bebês e crianças”, explica a diretora técnica do SAMU Campos Gerais Dra. Kelly Kravchychyn. “O uso do álcool em gel, muito difundido durante a pandemia da Covid-19, também requer muito cuidado”, acrescenta.
A região dos Campos Gerais registrou, em 2022, 98 casos, sendo 19 crianças entre 0 e 10 anos. Em 2021, foram 102 casos, sendo 17 crianças e, em 2020, 118 casos, 31 em crianças desta faixa etária. E em 2023, até maio, já foram atendidas 50 vítimas, sendo 9 crianças desta faixa etária.
As queimaduras são lesões causadas por agentes térmicos, como fogo, líquidos quentes, vapores, radiação; químicos, ou seja, substâncias ácidas ou alcalinas; elétricos, através de choque; e biológicas, como por exemplo, com taturanas.
Apesar de as campanhas reforçarem o mês de junho, os acidentes deste tipo acontecem durante o ano todo, especialmente nos ambientes domésticos, que totalizam 70% dos casos, conforme a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, são cerca de 150 mil internações por ano devido a acidentes com queimaduras no Brasil. Crianças representam 30% deste número.
Como evitar acidentes
“Os cuidados para evitar acidentes com queimaduras são simples, mas requerem muita atenção”, explica a Diretora Técnica do SAMU Campos Gerais. “Primeiramente, é indispensável evitar que as crianças circulem pela cozinha durante o preparo de refeições, porque é um momento em que acontecem muitos acidentes. Também se deve manter panelas com os cabos virados para o lado de ‘dentro’ do fogão e, de preferência, utilizar as bocas da parte de trás”, destaca. “Ainda sobre os cuidados na cozinha, os pais devem ficar atentos e deixar travessas quentes longe do alcance dos bebês e crianças, assim como não utilizar toalhas de mesa compridas, que possam ser puxadas”, acrescenta. “Outros cuidados: não queimar lixo; se utilizar velas, lareiras, lampiões sempre apagar antes de se deitar ou sair; cuidados ainda com fogueiras e outros artefatos e com instalações elétricas”.
Orientar as crianças sobre os perigos de brincar próximo à rede elétrica, principalmente com pipas, e proteger tomadas também são importantes na prevenção.
Cuidados com os idosos
“Prevenir queimaduras em idosos também é algo extremamente relevante, pois a pele é menos elástica e naturalmente desidratada na terceira idade. Isso faz com que a cicatrização seja mais difícil e demorada”, explica a Dra. Kelly. As medidas de prevenção de queimaduras em idosos numa residência devem incluir vários pontos, como evitar que o idoso cozinhe; evitar panelas pesadas que podem ocasionar queimaduras, porém, se realmente for necessário que cozinhem, os utensílios devem ser de fácil manu

