Engenheiro doa projeto para construir módulo da Guarda Municipal em estilo ucraniano
O engenheiro civil e escritor Dagoberto Waydzik doou à Prefeitura Municipal de Irati o projeto para a construção de um módulo para a Guarda Municipal. A proposta prevê uma fachada em estilo ucraniano para homenagear os inúmeros descendentes que vivem em Irati e região.
De acordo com o engenheiro, o projeto foi aceito pela prefeitura, que pretende implantar o módulo junto ao atual ponto de táxi, localizado na rua XV de Novembro, entre as ruas Munhoz da Rocha e Coronel Emilio Gomes, no Centro de Irati. “Conversando com o prefeito Jorge Derbli, ele comentou que pretendia colocar um posto da Guarda Municipal ao lado do então ponto de táxi, na Rua XV de Novembro. Principalmente aos agentes de trânsito que circulam o dia inteiro pelas ruas da cidade e não têm um espaço adequado para abrigar-se”, descreve Dagoberto.
O local vai permitir aos agentes de trânsito e da Guarda Municipal maior conforto, pois contará com banheiros e espaço para a realização de tarefas referente às atribuições do cargo.
Homenagens aos imigrantes
Fascinado pela história, Dagoberto já escreveu e pretende escrever mais livros que remontam a vida dos imigrantes que chegaram em Irati e região no começo dos anos 1900 para povoar e cultivar as terras. Em sua última obra, o livro Terra Dobrada, o autor resgata memórias de imigrantes e histórias de comunidades rurais de Irati.
Dagoberto conta que a ideia de homenagear o povo ucraniano no novo módulo da Guarda Municipal surgiu após a reforma da fachada da Feira do Produtor Iratiense, que reverencia os imigrantes poloneses. “Como já havia doado o projeto da Feira do Produtor Iratiense, na qual homenageamos a comunidade polonesa, me surgiu a ideia de homenagear outra grande etnia de Irati, a ucraniana. Assim, apresentamos a proposta de ampliação, contígua da construção existente, para o espaço de um módulo da Guarda Municipal, com sanitário e remodelação da fachada da obra existente, a qual também homenageará a grande e importante população de descendentes ucranianos de Irati”, comenta.
Outro entusiasta da história e trajetória de vida dos imigrantes e descendentes ucranianos é o pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria, Padre Deonisio Mazur. Ele destaca a importância de se manter viva a história e a cultura através de homenagens como a sugerida pelo engenheiro. “Em nome da nossa comunidade ucraniana, agradeço primeiramente ao povo iratiense que acolheu nossos imigrantes quando estes vieram em busca de uma vida nova e continua hoje nos acolhendo com tanto carinho, valorizando a nossa presença e cultura, que com certeza enriquece mais ainda nossa cidade, estado e país”, comenta Deonisio.
Descendente de ucranianos, o padre apreciou a iniciativa da construção em homenagem aos imigrantes. “Agradeço ao Dagoberto Waydzik pela iniciativa de projetar esse módulo da GM em homenagem a nós povo ucraniano. Agradecemos ao prefeito Jorge Derbli e sua equipe administrativa pela força e apoio que sempre nos deram e continuam nos dando, principalmente neste momento difícil que nossa mãe terra encontra-se sendo invadida e destruída pelo inimigo invasor. Nosso muito obrigado, e nossas orações por todos os munícipes desta querida cidade de Irati”, acrescenta.
A obra está prevista para ser feita em alvenaria com cobertura em telhas cerâmicas, mansardas e floreiras e ainda não tem u

