Desatenção e alta velocidade são as principais causas de acidentes de trânsito em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Com objetivo alertar os motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito e à vida, acontece anualmente o Movimento Maio Amarelo, que chega à sua 10ª edição no Brasil, com o tema “No trânsito, escolha a Vida”. Em Irati, ao longo do mês serão realizadas palestras nas escolas, além de blitz educativas no trânsito. As ações buscam reduzir o número de acidentes no município, que em sua grande maioria são causados por desatenção e desrespeito aos limites de velocidade nas vias.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lee Jefferson Souza explica que a campanha Maio Amarelo em Irati será feita em conjunto com a Guarda Municipal e a 21ª Ciretran. “Neste ano nós vamos fazer palestras em todas as escolas municipais, já que todas aderiram e aceitaram, inclusive em todas as escolas do interior. Vamos fazer em algumas estaduais, estamos também programando blitz educativas e vamos fazer o bafômetro educativo junto com a 21ª Ciretran. Vamos fazer blitz com o Departamento de Trânsito e com a Guarda Municipal neste mês todo”, detalha o secretário de Segurança Pública.

Ele orienta que é dever de todos praticar a direção defensiva e o cuidado com os pedestres, não somente no mês de maio, mas durante o ano todo. “Nós sabemos que é dada essa ênfase ao trânsito no Maio Amarelo com esta campanha mundial, mas no trânsito, nós temos que dar atenção sempre, o ano todo, sempre que estiver ao volante, sempre que o pedestre estiver andando ou sempre que estiver de bicicleta. Sempre tem que ter atenção ao trânsito, todos que utilizam dele”, alerta Lee Jefferson.

Causas de acidentes

As maiores causas de acidentes de trânsito em Irati estão relacionadas ao desrespeito aos limites de velocidade e desatenção à sinalização. “Nós não temos dentro da nossa cidade muitos acidentes graves. O que temos é desatenção, porque Irati é muito bem sinalizada. A velocidade também é uma causa. Temos muitos pedidos de lombadas e travessias elevadas, tenho vários protocolos. Tentamos estudar bem para estar fazendo essas lombadas, pois nossa cidade já está bem cheia delas. Mas, realmente tem muita solicitação, inclusive dos vereadores. Esse grande pedido é pela velocidade dos motoristas, pois andam muito rápido, saem com pressa do serviço e por isso temos esse problema”, descreve o secretário de Segurança Pública.

Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura, mostram que no ano passado Irati registrou 235 acidentes de trânsito envolvendo 328 veículos, deixando 511 feridos.

Igor Antônio Silva Boneti faz parte desses números. No ano passado ele sofreu um acidente de moto. “Eu estava trabalhando fazendo entregas e na frente do Colégio Xavier, eu estava um pouco acima da velocidade, mas um motorista fez a volta na minha frente, fez uma conversão, e eu tentei desviar, mas não consegui. Eu bati em uma placa”, lembra.

Ele sofreu escoriações e machucou a perna. Igor diz que reconhece que poderia ter evitado o acidente se estivesse dentro dos limites de velocidade da via. “Eu poderia ter evitado estando mais devagar, com certeza. Mas a culpa principal foi do outro motorista que me fechou. Depois disso eu não trabalhei