Amcespar celebra 40 anos de trabalho em prol do desenvolvimento regional

Por Redação 3 min de leitura

A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) celebrou seus 40 anos de atuação nesta semana, em evento realizado na quinta-feira (13).  Prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades municipalistas atenderam ao convite do presidente da Amcespar, o prefeito de Irati Jorge Derbli, e marcaram presença.   

Criada em 25 de março de 1983, a Amcespar abrange uma população de mais de 230 mil habitantes, que vivem nos municípios de Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva. Tem atuação em diversas áreas, mobilizando projetos, obras e ações voltadas à infraestrutura, à industrialização, ao turismo, à economia  e outros setores, através do Consórcio Intermunicipal para  Desenvolvimento Regional (Conder). Na saúde, auxilia na oferta de serviços médicos especializados e de exames através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar).

“A evolução está sendo muito grande. Quem viu os municípios há 40 anos e vê hoje, o que foi conseguido via Amcespar, vai ver que valeu a pena a nossa Associação que está a cada dia melhor”, enfatizou o presidente da entidade, Jorge Derbli.

De acordo com a presidente do CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, a Associação atua para que haja um olhar do Governo do Estado para todos os municípios de forma igualitária, para que haja desenvolvimento. Ela destacou, sobretudo, as áreas  de saúde e infraestrutura – que tem grandes obras previstas visando motivar o desenvolvimento, como a duplicação da BR-277, a ferroeste, e o aeroporto regional da região Centro Sul.   “Nós temos que continuar unidos, lutando por um mesmo objetivo e trabalhando em prol da nossa população”, afirmou Cleonice. 

Todos os prefeitos dos 10 municípios que integram a Amcespar pontuaram diferentes aspectos sobre a importância da entidade. Algumas das grandes conquistas alcançadas nos últimos anos foram citadas pelo ex-presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato. Dentre elas, a criação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, a elevação do Subgrupamento de Bombeiros e o braço do hospital Erasto Gaertner em Irati.

Já o prefeito de Rebouças, Luiz Zak, que é o atual vice-presidente da Associação, frisou algumas  demandas municipalistas nacionais que acredita deverem fazer parte da agenda da entidade, como participar da luta pela Reforma Tributária. “Para a justiça fiscal em nosso país, para que o tributo fique onde o cidadão paga”, afirmou o vice-presidente.  Zak  enfatizou que os municípios (sobretudo os pequenos) têm sofrido com a queda de arrecadação devido à redução do ICMS dos combustíveis sem compensação tributária, realizada pelo ex-presidente da República, não reeleito.

O prefeito de Mallet, Moacir  Szinvelski relembrou que a Amcesp