Irati detalha a proposta para resolver problemas dos condomínios industriais

Por Redação 3 min de leitura

A proposta da Prefeitura Municipal é criar uma lei que permitirá vender os terrenos diretamente às empresas que hoje atuam nos lotes que pertencem ao município; com o valor das vendas, o município investirá em asfalto e rede de esgoto para os dois condomínios industriais. A população pode apresentar sugestões para aprimorar esta proposta até o dia 26 de abril

Asfalto, rede de esgoto e maior segurança para o empresário investir e expandir. Esses são alguns dos objetivos da proposta apresentada pela Prefeitura Municipal de Irati para a regularização fundiária dos dois condomínios industriais da cidade. Até o fim deste ano, Irati pretende vender terrenos a empresas já instaladas nos condomínios industriais da Vila São João e da BR-277, que atualmente trabalham em lotes cedidos pelo município. A proposta foi apresentada durante uma Audiência Pública, no último dia 23, na Câmara Municipal e aguarda sugestões antes de ser encaminhada para a apreciação dos vereadores.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli explica que se a lei for aprovada, o município poderá vender terrenos aos empresários interessados. “Há mais de 30 anos estamos com problemas nos dois condomínios, como água, esgoto, autorização ambiental, asfalto e de uma estrutura necessária para que uma empresa se instale e dê andamento a sua gestão empresarial. Então nós pensamos na venda desses imóveis por um preço razoável, com condições que o empresário possa pagar e seja realmente o dono, tenha a matrícula e o terreno desse imóvel que ele tem a concessão”, comenta o prefeito. Com o dinheiro das vendas, o município pretende investir em infraestrutura nos dois locais.

Atualmente as empresas passam a fazer parte dos condomínios industriais através de licitação, explica o secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues. “O modelo atual que nós temos de destinação dos terrenos é em forma de licitação por um período de dez anos, podendo ser prorrogado por mais dez anos, dependendo de comprovação dos empregos que foi proposto no projeto. Mas agora nós estamos com esse novo formato que apresentamos para que seja possível a venda direta para os empresários que lá estão”, explica o secretário.

O prefeito de Irati menciona também que algumas empresas têm concessões de terrenos que não estão utilizando. A ideia é ceder essas partes para outras empresas. “Nós gostaríamos que algumas áreas de concessão de empresas que lá atrás pensaram em executar uma ampliação, tinham um projeto e que a coisa não andou, então vai ser discutido para se fazer uma nova medição e devolver ao município para que possamos instalar novas empresas”, descreve.

Regularização

A regularização fundiária proposta pela Prefeitura de Irati é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e econômicas que têm como objetivo regular as permissões, concessões e cessões de áreas públicas que estão atualmente irregulares. No Condomínio Industrial da Vila São João, criado em 1985, atualmente existem 50 terrenos e 34 empresas que precisam ser regularizadas. Já no Condomínio Industrial da BR-27