Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres
Klevinho busca recursos e parcerias
O prefeito em exercício de Inácio Martins, Kleverson Perussolo (Klevinho), não poupou esforços neste período em que esteve no comando do município. Ele aproveitou a afinidade que tem com o deputado estadual e líder do Governo, Hussein Bakri, para levar demandas e discutir projetos de Inácio Martins no gabinete do parlamentar, em Curitiba.
Aciai cumpre o seu papel com esmero no debate sobre os condomínios industriais
Reuniões rápidas, que terminam antes das 9h da manhã, para discutir temas relevantes ao desenvolvimento socioeconômico do município. Agora a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) acertou a receita, com o “Café da Aciai”, que tem conseguido reunir um número expressivo de participantes. A segunda edição do evento aconteceu na última terça-feira (21) e debateu soluções para os condomínios industriais da BR 277 e BR 153, em Irati. A reunião foi uma ação preparatória, para ouvir os empresários e as autoridades antes da audiência pública, que ocorreu na noite de quinta-feira (23). Destaque para a presença do prefeito Jorge Derbli, da promotora do Ministério Público, Gabriela Cunha Prados, e do presidente da Aciai Renato Hora.
O que o prefeito falou
“A regularização dos condomínios é uma meta da nossa gestão e temos como princípio fazer isso de uma forma resolutiva, para solucionar uma questão que se arrasta há anos e gestões em Irati”, enfatizou o prefeito Derbli.
O que o Ministério Público disse
“Sabemos, como Ministério Público, da urgência de regularização daqueles espaços, é preciso que todas as decisões estejam embasadas dentro da lei e dos princípios da transparência e isonomia”, ressaltou.
Uma missão difícil e importantíssima
Uma das questões que dificultam o desenvolvimento das empresas instaladas nos condomínios industriais de Irati é que nenhuma delas tem a titularidade dos terrenos onde constroem seus barracões. Elas têm apenas o direito de uso. Isso dificulta, por exemplo, a captação de recursos para ampliar linhas de produção. Também traz insegurança aos empresários, pois eles temem que futuras interferências políticas, por exemplo, venham a prejudicar seus negócios. Equalizar de forma transparente os interesses públicos e privados, dando isonomia para a aquisição de terrenos, eis a difícil missão os gestores atuais. Os primeiros passos, que são os amplos debates estão sendo feitos. Vale destacar que a iniciativa beneficia a todos, pois ajuda a assegurar investimentos futuros no desenvolvimento industrial de Irati.
Ação política e subsídios estaduais
Em conversa recente com o prefeito Jorge Derbli, o deputado Artagão Júnior frisou que é necessário o trabalho político junto ao governo do Estado para que sejam dados subsídios estaduais que tornem interessante a instalação de indústrias para Irati. Na concorrência direta com cidades com mais infraestrutura, como Ponta Grossa, Irati perde. E a razão é simples, é mais barato produzir algo em uma cidade com mais infraestrutura, logo ela será a escolhida por grandes empresas, como

