Cemitérios da Vila São João e do Guamirim vão ganhar novas capelas mortuárias

Por Redação 3 min de leitura

As obras, viabilizadas através de emendas do deputado estadual Artagão Júnior, serão executadas por empresas distintas e têm prazo de 240 dias para serem concluídas

Na manhã de quinta-feira (16), o prefeito de Irati Jorge Derbli assinou as ordens de serviços para a construção de duas capelas mortuárias no município, uma no cemitério da Vila São João e a outra no distrito de Guamirim. O investimento será de R$ 529.370,77 para a construção da capela mortuária da Vila São João, cujas obras serão executadas pela Unas Construtora; e R$ 504.171,57 para a edificação no Guamirim, sob responsabilidade da Sulpar Engenharia e Construtora. Os recursos para as obras são provenientes de emenda parlamentar, acrescidos de contrapartida do município.

“A execução de duas obras importantes que a população sempre nos pede, e através da emenda do deputado Artagão Junior, que junto ao governo do Estado conseguiu um recurso, uma emenda, e nós estamos dando a Ordem de Serviço para duas empresas para a construção de duas capelas mortuárias padrão do Estado”, descreveu o prefeito Jorge Derbli.

O deputado Artagão Júnior cita que as capelas mortuárias são instrumentos para oferecer conforto e bem-estar para as famílias iratienses. “Você no momento de despedida de um ente querido, você ter o mínimo de estrutura para receber os familiares, para que você possa, com dignidade, dar o último adeus. São questões essenciais para que a gente possa continuar trabalhando com a cabeça erguida”, destaca Artagão Júnior.

Na oportunidade, Derbli aproveitou para comentar sobre a situação dos cemitérios do município e propôs uma ampliação dos espaços. “Nós temos hoje uma defasagem nessa questão de capela mortuária, porque realmente, estamos com um problema sério, inclusive com cemitérios em Irati que estão todos superlotados, nós precisamos inclusive ampliar isso aí”, sugeriu.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

A vereadora Vera Gabardo comemorou a conquista que vai possibilitar a realização de funerais mais dignos dentro das novas estruturas. “É uma conquista grande, está precária mesmo a nossa capela, nós não temos acessibilidade, é sempre ‘remendada’ a capela. Ela vai ser desde a fundação até o telhado, então a gente só tem a agradecer”, comentou.

Ela lembra que por vezes moradores da Vila São João, onde já existe o cemitério, são velados em capelas no Centro da cidade devido às más condições atuais da estrutura do bairro. “Muitos dos nossos moradores antigos se foram e tiveram que ser velados aqui na cidade, então eu acho que nada mais justo do que você morar na Vila e ser velado onde você realmente mora”, enfatiza a vereadora Vera.

Guamirim

Outra capela mortuária será construída no distrito do Guamirim, no interior de Irati. A solicitação foi feita através do vereador Leomar Jacumasso e é uma reivindicação antiga dos moradores do local. “Eu falei ao Jorge sobre a necessidade dessa capela mortuária. Conversando com o Artagão, temos que agradecer muito a ele. A pedido da localidade do Guamirim e do diácono que apresentou um a