Dietas vegetariana e vegana: Modismo ou uma opção de vida?

Por Redação 3 min de leitura

Pessoas que praticam ou já praticaram esses tipos de dietas comentam os prós e contras. Nutricionista explica a diferença entre a dieta vegetariana e a vegana e alerta que é preciso acompanhamento profissional ao mudar a alimentação para não correr o risco de faltarem vitaminas essenciais ao corpo

Cada vez mais as pessoas decidem mudar suas rotinas alimentares para ter uma vida mais saudável, seja comendo melhor ou até mesmo mudando radicalmente os tipos de alimentos consumidos. Dentre as mais radicais, estão as que decidem aderir à dieta vegana ou vegetariana para ter um novo estilo de vida ou para seguir a mesma opção de amigos, professores ou familiares. Ainda existem muitas dúvidas e curiosidade sobre isso, além da dificuldade de pensar a prática em longo prazo. Mas o que é vegetarianismo e veganismo?

A nutricionista clínica Nayara Pacheco Ribeiro Cordeiro explica a diferença.  De acordo com a profissional, o vegetarianismo é uma dieta com escolhas alimentares baseadas no consumo de alimentos de origem vegetal.  “Não comer nenhum tipo de carne animal, com ou sem o uso de lacticínios e ovos. Então essa dieta tem essas duas abordagens, Ovolactovegetarianos: que consomem leite e ovos; e vegetarianos estritos: que não consomem nada de origem animal”.

Já o veganismo exclui carnes, peixes lacticínios e ovos sempre. “Essa é a diferença, no veganismo não é permitido nenhum tipo de origem animal mesmo. Tem pessoas mais restritas ainda no veganismo e acabam excluindo até produtos de beleza, roupas, acessórios que utilizem algo de origem animal”, detalha a nutricionista.

Além de saber essas diferenças, é preciso estar consciente das possibilidades que cada tipo de dieta traz. “Tanto em uma quanto em outra, são os cereais, as leguminosas, oleaginosas e sementes que geralmente são usados pra suprir alguns nutrientes que faltam pela falta da carne e de proteína. Tem pessoas que vão para o caminho da soja, da suplementação, entre outros caminhos. É bom ficar atento às diferenças, pois no vegetarianismo são permitidos os lacticínios, ovos e derivados, tendo então um leque maior de opções. Já a dieta vegana fica bem restrita por conta de não permitir muitas escolhas”, descreve Nayara.

Como suprir os nutrientes?

Para suprir os nutrientes que não são alcançados ou que acabam sofrendo perdas durante o início de uma dieta vegetariana ou vegana, a nutricionista faz algumas recomendações importantes. “É preciso realizar um acompanhamento, identificando através dos exames como está o nível das vitaminas essenciais ao corpo e assim suplementar se necessário. Por isso é tão importante uma consulta com um profissional, pois aí identificamos possíveis carências e organizamos as refeições do dia”. E aconselha: “Uma dica é: não faça dieta baseadas na sua amiga, baseadas na internet ou que buscou sozinha, porque pode trazer grandes prejuízos nutricionais para sua saúde. Muita gente já desenvolveu doenças por falta dessa ajuda, desse conhecimento necessário para conduzir a dieta de forma correta, seja vegana ou vegetariana. E isso também serve para qualquer tipo de dieta alimentar, é um risco à saúde mudar tudo, excluir alimentos, excluir grupos necessários de alimentos e nutrientes”, explica Nayara.

Op&