facebook

Escolas rurais recebem o projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção

28/10/2019

Escolas rurais recebem o projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção

Na última semana, o presidente da Câmara Municipal de Irati, Nei Cabral, acompanhado da coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Dione Cistina, percorreu as escolas do interior do município disseminando o Projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção. Seis comunidades foram visitadas.

“Estamos realizando um trabalho prazeroso nas escolas, fazendo as nossas crianças refletirem sobre como ter atitudes corretas e não cometer pequenos atos que comprometem a vida do outro. É em casa e na escola que se forma o caráter. Precisamos falar mais sobre o assunto e combater a corrupção na família, na escola, nos bairros, na cidade, estado e país”, disse Nei Cabral.

 A diretora da Escola Municipal Esperança C. Chuilki, do Guamirim, Vitória Rossa Sauruck, elogiou o projeto e contou que a escola já trabalha o tema em sala de aula, mostrando aos alunos a importância das atitudes corretas no dia-a-dia. “A orientação e o exemplo dos adultos são fundamentais para que a transformação da nossa sociedade aconteça”, relatou.

Em cada escola visitada, o presidente da Câmara e a coordenadora da Secretaria de Educação explicavam aos pequenos a importância de não cometer pequenos atos corruptos no dia-a-dia e dentro da escola, como por exemplo, colar na prova, mentir para professora que está doente para não ir para aula, pegar materiais e coisas do coleguinha sem permissão, mentir para os pais, etc. As crianças participaram fazendo perguntas e, assustadas, algumas afirmavam que já cometeram pequenos atos corruptos, sendo o ato mais praticado, colar na prova.

A coordenadora de educação reforçou que está incentivando as escolas a trabalharem o tema em sala de aula. “A ideia é criar uma rotina de atividades relacionadas ao tema, mostrando às crianças que estes pequenos atos corruptos no dia-a-dia podem ser combatidos e que a mudança em prol de um país melhor começa na gente. Se todos queremos um mundo melhor, precisamos arregaçar as mangas e começar por nós mesmos”, afirmou.

No Itapará a explicação do projeto abrangeu além dos alunos da Escola Municipal São Miguel, os alunos da Escola Estadual Padre Pedro Baltzar. No Rio do Couro, o diretor da Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, Lúcio Daneliv, ficou bastante interessado no projeto. O mesmo aconteceu na Escola dos Colonizadores em Gonçalves Júnior.

Na Escola da Linha Pinho de Cima e na Escola Rosa Zarpellon, do Pinho de Baixo, as crianças ficaram eufóricas com as palestras que serão realizadas na Câmara. Thales Rafael Precoma, de 5 anos, afirmou: “Estou muito empolgado para esse dia, pois não conheço a Câmara Municipal”. Assim como ele, os seus coleguinhas também disseram que não conhecem o Legislativo.

Programação

Nesta semana mais visitas deverão ser realizadas nas escolas para apresentação do projeto e divulgação da semana de palestras que ocorrerá na Câmara entre os dias 25 e 29 de novembro, com os temas: A Corrupção nos Pequenos Atos; Corrupção na Família e Corrupção no Poder Público e na Sociedade. Das 29 escolas da rede municipal de ensino 15 já foram visitadas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria CMI

Foto: Assessoria CMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580