facebook

Peregrinação Diocesana reúne 800 catequistas em Irati

Caminhada de fé saiu da Colina Nossa Senhora das Graças até a Paróquia Nossa Senhora da Luz

25/10/2019

Peregrinação Diocesana reúne 800 catequistas em Irati

O setor 7 da Diocese de Ponta Grossa, que integra os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, sediou no sábado (19), a 4ª edição da Peregrinação Diocesana da Pastoral Catequética. Aproximadamente 800 catequistas, de diversas cidades do Estado, passaram a tarde em Irati.

O evento teve início na Colina Nossa Senhora das Graças com animação, espiritualidade, palestras e reflexão histórica. O itinerário seguiu com a caminhada pelas ruas do centro da cidade até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde foi realizada a Santa Missa de encerramento. Durante o percurso, o grupo de peregrinos rezou a oração do santo terço, meditando os mistérios e em intercessão pela missão do catequista.

Além das centenas de peregrinos, a iniciativa contou com a presença de sacerdotes da região, da coordenadora diocesana da Catequese, Flávia Carla Nascimento, e da coordenadora do Setor 7, Elaine Delfino. Marcaram presença catequistas de Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Tibagi, Guamiranga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Irati, mostrando a força da união e evangelização.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz e assessor da Catequese no Setor 7, padre Jorge Casimirski, comentou que esta peregrinação foi providencial neste período.  “Estamos no mês missionário e é um momento de suma importância onde percebemos a transmissão da alegria, do dom da fé, do testemunho” disse. “Foi uma grande movimentação durante esse período, uma igreja que está em comunhão com toda a Diocese, presente em Irati neste momento”, destacou padre Edevaldo Carneiro, vigário paroquial.

Integrando a Caravana de Reserva, vieram a Irati pouco mais de 30 catequistas. Eliane Aliski, faz parte da coordenação paroquial da Pastoral, na Paróquia Menino Jesus, e relatou sobre a experiência vivida.

“Para mim está sendo muito bom inclusive porque eu não conhecia aqui, é a primeira vez e estou muito feliz em conhecer essa imagem da Mãe que é muito linda.  Esta é uma oportunidade de crescimento para a caminhada da Catequese e de todos nós”, disse a peregrina.

Pe. Hélio Guimarães, reitor do Seminário Mãe de Deus, conduziu a caminhada de peregrinação e presidiu a Santa Missa de encerramento. Ele falou sobre essa proximidade do sacerdote com os membros da Pastoral.

“O padre precisa muito da presença dos catequistas, e caminhar no meio delas, junto dos demais padres, foi um sentimento de perceber o retrato daquilo que acontece no dia a dia da paróquia, onde caminhamos juntos na mesma missão de evangelizar”, disse o sacerdote.

Texto/Foto: Pascom/NSL

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580