facebook

Governo federal vai priorizar investimentos na Primeira Infância nos próximos 4 anos

Pedido foi realizado pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), como presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados

11/09/2019

Governo federal vai priorizar investimentos na Primeira Infância nos próximos 4 anos

O Governo Federal divulgou, na última semana, o Plano Plurianual (PPA), contendo as guias orçamentárias para investimentos nos próximos quatro anos (2020 a 2023). Em resposta a um pedido da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), o governo definiu como prioridade do plano os investimentos na Primeira Infância, período que vai do nascimento aos 6 anos de vida de uma criança.

Como presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados, Leandre apresentou, em junho deste ano, a Indicação 895/2019 à Casa Civil da Presidência da República para que a Primeira Infância fosse inserida como agenda prioritária e programa de abrangência intersetorial na proposta do PPA.

Para ela, a divulgação do PPA contendo a indicação é uma vitória da Frente. “Tivemos um grande apoio à indicação e conseguimos mais de 200 assinaturas de parlamentares pra incluir ações em benefício da Primeira Infância no PPA”, lembrou a deputada.

Segundo Leandre, a previsão orçamentária vai facilitar a destinação de recursos públicos para ações previstas no Marco Legal da Primeira Infância e também diminuir a dificuldade dos estados e municípios em participarem dos programas do governo federal. Sancionada em 2016, a Lei Nº 13.257, conhecida como Marco Legal, garante às crianças o direito de brincar, de ser cuidadas por profissionais qualificados em primeira infância, de ser prioridade nas políticas públicas, de receber cuidados médicos. Aos pais, garante o direito de licenças (maternidade e paternidade) justas. E impõe ao Estado e, solidariamente, à sociedade civil e à família, o dever de promover de forma integral e integrada a proteção das crianças, especialmente nos primeiros anos de sua vida.

Plano Plurianual

texto do PPA 2020 – 2023 menciona, logo nas primeiras páginas, a importância de “estimular o fortalecimento das políticas orientadas para a primeira infância, considerando-as fator crítico de sucesso para a construção de sociedade organizada, próspera e bem-sucedida”.

O documento destaca que “políticas voltadas para a primeira infância, em virtude dos impactos econômicos e sociais favoráveis, podem reduzir a necessidade de políticas corretivas no futuro, economizando recursos públicos para o Estado no longo prazo” e reconhece a Primeira Infância como “o período mais efetivo para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, particularmente daqueles considerados socialmente vulneráveis”.

Segundo informações do Ministério da Economia, vários programas de governo espelham a importância conferida à criança brasileira. O texto do Plano Plurianual cita como exemplo, na área de educação, o Programa Atenção Integral à Primeira Infância, que pretende ampliar o atendimento de crianças dos atuais 357 mil beneficiários para 3 milhões até o final do ano de 2023. 

Texto e foto: Assessoria DL

Comentários

🗞️📰 Edição 1578 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580