89 anos de Rebouças: Prefeito enfatiza investimentos em asfalto e geração de empregos

Por Redação 3 min de leitura

No momento em que Rebouças completa seus 89 anos, o prefeito municipal Luiz Everaldo Zak destaca os recentes avanços a serem comemorados. Inicialmente, como gestor público, ele explica que coordenou a reorganização dos setores administrativos – secretarias e departamento – para que fosse possível planejar e executar as ações necessárias. Dentre elas, melhoria da qualidade no atendimento em saúde com a criação do ambulatório municipal, compra de veículos e máquinas, desenvolvimento de projeto de incentivo a empresas para a geração de empregos, ações na área social e investimentos em pavimentação. 

“Estamos bastante contentes com a evolução que Rebouças vem tendo e temos conquistas expressivas”, afirma Zak.  Como exemplo, ele cita o trabalho para a melhoria da infraestrutura da cidade, com a execução de asfalto em diferentes bairros.  “Estamos com um projeto licitado de mais de R$ 4 milhões em pavimentação. Serão em torno de 40 quadras, distribuídas em todos os bairros da cidade, praticamente todos vão ter alguns trechos de pavimentação nova interligando com o centro. Obras que vão enriquecer todos os bairros que estão carentes dessa benfeitoria”, disse. E além deste projeto já licitado, a gestão também aguarda a aprovação de recursos para garantir outras obras.  “Temos mais R$ 2 milhões em tramitação de projeto na SEDU/ParanáCidade que também serão para pavimentação. Serão mais 15 a 20 quadras de asfalto novo”, conta.

Também na área de infraestrutura, o prefeito acredita que será desenvolvida a maior obra da história de Rebouças: a pavimentação dos 12 quilômetros da estrada que liga a localidade rural Marmeleiro à sede do Município. Marmeleiro fica às margens da PR-364, da estrada Irati- São Mateus que está sendo pavimentada. “Eu diria que é um renascimento, é como se estivesse chegando a ferrovia no tempo que criou o Município”, afirma Zak.  E ele explica: “É a criação de diversas oportunidades de emprego, renda, novos negócios, estaremos interligados com São Mateus do Sul, norte de Santa Catarina. É uma conquista muito expressiva que está prestes a acontecer”, disse.

Segundo ele, a estrada será estadualizada. Para isso, deverá ser apresentado um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná, onde os deputados Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Hussein Bakri se comprometeram o prefeito e com outras lideranças políticas reboucenses em fazer com que a tramitação seja rápida.

Já os recursos para a obra, devem ser liberados através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. “O secretário [de Infraestrutura e Logística] Sandro Alex esteve aqui no final de semana, sendo homenageado inclusive, como cidadão honorário de Rebouças, e reafirmou compromisso que ele tinha feito comigo e com o vice-prefeito, além de outras lideranças da cidade, de que essa é uma prioridade do Governo do Estado também e que não vai medir esforços no sentido de que essa obra aconteça”, comentou Zak.

Prevenção de alagamentos

Obras de drenagem urbana têm sido executadas pela equipe da Secretaria de Urbanismo para que prevenir alagamentos. “Fizemos bastante