facebook
28/08/2020

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

No sábado (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A data tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população para os vários danos causados pelo tabaco.

Este ano está sendo adotado o tema “Tabagismo e Coronavírus”, visto que o tabaco é considerado um fator de risco para a transmissão do vírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19.

A Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus, é uma doença relativamente nova e, portanto, muitos estudos sobre seu comportamento ainda estão sendo desenvolvidos.

Enquanto a ciência tenta desvendar todos as nuances desse novo vírus, alguns perfis já valem ser colocados no radar, como é o caso dos fumantes. Para entender a relação da doença com esse grupo, considerado de risco, é preciso traçar uma linha do tempo sobre os malefícios do cigarro para o sistema respiratório.

Quando o assunto é tabagismo, o risco de adoecer as vias aéreas aumenta. Muito se fala sobre o surgimento do câncer, mas o cigarro também está associado a doenças respiratórias como asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica e a doença pulmonar obstrutiva (DPOC).

Grupo de Combate ao Tabagismo

A Secretaria de Saúde de Irati, através do Grupo de Combate ao Tabagismo já ajudou várias pessoas a entenderem como o tabaco afeta sua saúde e, com isso, melhorarem sua qualidade de vida, permanecendo sem fumar.

Este grupo continua atendendo aos participantes, porém, individualmente, e apenas com agendamento prévio. O atendimento é realizado na Unidade Básica de Saúde da Lagoa, todas as quartas-feiras.

O telefone para agendamento e informações é 3907 3106. O mesmo número pode ser usado para o cadastro de novos atendimentos, que serão disponibilizados assim que surgirem novas vagas.

Texto/Foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS