26º Congresso da Associação de Jornais teve a presença de Cida Borghetti e Ratinho Júnior
Realizado na Lapa, no último final de semana, o evento confirmou o fortalecimento da mídia impressa ediscutiu estratégias parao enfrentamentodos principais desafios do setor
O 26º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR) reuniu, entre os dias 22 e 24 de junho, mais de 100 pessoas, no município da Lapa. Participaram diretores, jornalistas e colaboradores de 40 veículos de comunicação do Paraná. O evento contou com a presença de dois dos três principais pré-candidatos a governador do Estado, Cida Borghetti e Ratinho Júnior. Osmar Dias também foi convidado, mas não compareceu.
“Estamos avançando em todos os sentidos e este encontro nos provou isso. Tivemos o prestígio de várias autoridades estaduais, a contribuição de importantes profissionais da Comunicação e observamos a dedicação das equipes dos jornais e revistas, que demonstraram a vontade de estar cada vez mais preparados”, disse o presidente da Adjori-PR, Elízio Siqueira.
Cida Borghetti, atual governadora, esteve na abertura do Congresso, no dia 22, quando fez um passeio de Maria Fumaça e acompanhou a solenidade que marcou o início do evento, no histórico Theatro São João, localizado no centro da Lapa.
“Os jornais locais cada vez mais ganham importância em nosso país e em nosso estado, além de serem uma tendência mundial. A comunicação em todas as cidades é especialmente vital para um governo municipalista e que busca avançar em todos os setores como o nosso. Ela é o próprio instrumento de mudanças, de progresso, de evolução dos municípios”, afirmou a governadora.
O secretário estadual da Comunicação Social, Alexandre Teixeira reafirmou o compromisso de transparência na divulgação das ações do governo. “Temos o dever de informar os paranaenses de uma maneira clara, ética e transparente e, para isso, contamos com os jornais locais”.
Ratinho Júnior, deputado estadual e pré-candidato a governador, conversou com os representantes dos jornais no dia 24, quando também disputou uma partida de futebol com os integrantes da Adjori.Ele frisou que tem formação na área de comunicação, disse que têm consciência da importância de cada jornal e destacou o papel dos veículos da comunicação para a sociedade. “A imprensa tem esta função, ser o olho clínico da sociedade, para poder cobrar, poder fazer críticas construtivas”, afirmou. O pré-candidato ainda defendeu a importância de implantar um novo modelo político no país, com a nova geração. Ele citou o exemplo positivo das mudanças no judiciário, sobretudo por meio da operação Lava Jato, através da qual já foram condenados à prisão políticos de alto escalão, até mesmo um ex-presidente.
Abertura
A cerimônia de aberturacontou com a apresentação da Orquestra Jovem da Paz, comandada pelo maestro Plínio Oliveira. O momento também foi marcado por homenagens. Luiz Fernando Fedeger recebeu uma placa em reconhecimento pelos 25 anos do jornal Impacto e Francisco Heitor Fernandez pelos 29 anos do Primeira Linha.
Além da governadora, também participaram da abertura do congresso o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o

