1º Encontro Regional de Mulheres do Campo reúne centenas de participantes na 3ª ExpoIrati
Centenas de mulheres se reuniram no 1º Encontro Regional de Mulheres do Campo, realizado na quinta-feira, 22 de agosto, em Irati. O evento, que marcou a abertura da 3ª ExpoIrati, trouxe à tona a importância do papel feminino na agricultura e promoveu debates sobre desafios sociais, direitos, e saúde mental, reforçando a conexão e a força das mulheres na região
O 1º Encontro Regional de Mulheres do Campo, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), marcou a abertura da 3ª ExpoIrati na quinta-feira, 22 de agosto, no CT Willy Laars, em Irati. O evento reuniu centenas de mulheres do campo, além de representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, e governo do estado. Participaram do encontro mulheres dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Teixeira Soares, Rebouças, Rio Azul e Prudentópolis.
A programação do encontro contou com palestras que abordaram questões cruciais para o trabalho feminino no meio rural. Paula Basílio Alves Ribeiro, assistente social e especialista em Planejamento de Programas e Projetos Sociais, juntamente com José Carlos do Amaral Júnior, economista doméstico, historiador e especialista em Gestão de Políticas Públicas, abriram o evento com a palestra “Mulheres do Campo, trabalho e questão social”. Paula discutiu os desafios enfrentados pelas mulheres no campo, seus papéis no debate atual sobre agricultura e as demandas históricas da categoria. José destacou a necessidade de políticas públicas que abordem profundamente os problemas enfrentados pelas mulheres do campo, além de enfatizar a importância de olhar para esses desafios sob uma nova perspectiva.
Outra palestra tratou sobre os “Desafios cotidianos da mulher do campo”, apresentada por Mariane Lucavei, Renata de Andrade e Kellen Adriane Sluzala. Elas abordaram temas como os direitos das mulheres, saúde mental, educação financeira e planejamento, reforçando a importância de capacitar e apoiar as mulheres em todas as esferas de suas vidas.
União feminina
A representante da Comissão das Mulheres da FAEP, Cristiane Tabarro, destacou durante o evento a importância da união das mulheres que atuam no campo. “Nós mulheres estamos separadas regionalmente, mas conectadas por algo intuitivo, é por isso que estamos aqui representando os nossos municípios, nossas organizações, nessa conexão profunda. Mulheres não são só riqueza porteira adentro, mas são porteira a fora também. E é isso que nós buscamos desenvolver no dia a dia”, afirmou Cristiane.
Adriana Baumeu, representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, destacou a força feminina no meio rural atualmente. “Hoje mudou muito no meio rural. A força feminina é incrível no meio rural. Na nossa região, segundo os dados do IBGE, 52% da nossa população dos municípios da Amcespar são mulheres. No meio rural, 35% são mulheres que fazem a diferença, porque hoje elas estão em todas as atividades agropecuárias”, disse Adriana.
A secretária Estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, reforçou a importância histórica do encontro, destacando o avanço da mobilização em defesa das mulheres. “Até bem pouco tempo atrás, era impensável as mulheres deixarem seus afazeres, espec

