29/11/2024
Promovida pela Família Franciscana da Capela São Francisco de Assis de Irati, a caminhada acontece neste domingo, 1º de dezembro, com um trajeto de 7 quilômetros até a Unicentro. O evento reúne espiritualidade, partilha de alimentos, reflexões sobre temas como ecologia e ações de coleta de recicláveis
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
No próximo domingo, 1º de dezembro, será realizada a 16ª Caminhada pela Vida, pela Paz e Ecologia, promovida pela Família Franciscana da Capela São Francisco de Assis de Irati. O evento, que reúne momentos de espiritualidade, reflexão e cuidado com o meio ambiente, terá um trajeto de 7 quilômetros com destino à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A caminhada terá início às 6h, com a saída da Capela São Francisco, onde haverá orientações e bênção do Frei Luiz Fernando, seguida pela oração da caminhada. Durante o percurso, os participantes farão reflexões sobre temas como vida, paz e ecologia, além de ações práticas, como a coleta de materiais recicláveis. Sacos plásticos e luvas serão fornecidos para os que desejarem contribuir.
Vanderlei Kawa é o idealizador do evento que já dura 16 anos. Ele conta como surgiu a ideia de iniciar a caminhada. “Há 16 anos atrás, o frei Moacir vinha posar em casa no sábado. Eu e a esposa saíamos às 5h30 caminhar com ele e, por três meses seguidos, fomos caminhando até o posto do Derbli, aonde avistávamos o seminário santa Maria, a Unicentro; e aí nasceu assim a ideia de realizar a caminhada com a Ordem Franciscana. Os integrantes toparam a ideia e hoje envolve a Capela São Francisco toda e diversas pessoas de Irati”, lembra.
Ele reforça o convite para a comunidade iratiense participar. Os interessados podem obter mais informações pelo WhatsApp: (42) 99105-2811. De acordo com Vanderlei, a caminhada reforça o compromisso com a espiritualidade e a sustentabilidade, sendo uma oportunidade de união e conscientização para a comunidade.
Este ano, o evento contará também com equipe de caminhada Acordei, de Irati. São esperadas mais de 200 pessoas, superando o público da edição anterior, que teve 117 participantes e resultou na coleta de 50 sacos de lixo reciclável.
Programação especial
Às 9h45, será feita uma foto oficial na gruta de Santa Maria, no bairro Engenheiro Gutierrez, seguida de uma parada para café da manhã no bosque de Maria Waurika, conhecida como “Tia Mariquinha”.
Às 10h, haverá uma Missa de Ação de Graças no auditório da Unicentro. Em seguida, acontece um momento de confraternização, com lanche às 11h – cada família levará um prato para compartilhar. O evento será encerrado às 13h com uma bênção.
Texto: Lenon Diego Gauron
Fotos: Arquivo/ Hoje Centro Sul