04/12/2023
No último domingo (3) aconteceu a 15ª edição da Caminhada Franciscana em prol da Paz, Vida e Ecologia. Com um trajeto de aproximadamente 7 quilômetros, o evento teve início com um encontro dos franciscanos às 6h na capela São Francisco. Durante o trajeto, que se iniciou às 6h10, houve reflexão dos fiéis, orações e a coleta de materiais recicláveis.
De acordo com o franciscano Vanderlei Kawa, neste ano, o evento reuniu 117 pessoas entre jovens e adultos, com um aumento significativo da participação de crianças. “Benção e gratidão a Deus por mais um ano juntos partilhando o carinho, o cuidado e o respeito com nossos irmãos e irmãs na Caminhada, louvando a Deus e promovendo a paz, o bem, a vida, e despertando o cuidado pela ecologia”, destacou. “Com destino à Unicentro, sob orientação dos Freis Capuchinhos Antônio e Patriki e nossas lideranças Franciscanas, além do Conselho Pastoral, refletimos, cantamos, rezamos, observamos e partilhamos o carinho, amor e respeito por todos que estiveram juntos”, descreveu Vanderlei.
Próximo das 9h, uma parada para o café da manhã que aconteceu nas sombras de um bosque na residência de Maria Waurika, conhecida carinhosamente como Mariquinha, no bairro Engenheiro Guitierrez.
Após esse intervalo, os participantes seguiram em direção à Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), onde às 10h, no auditório, houve a celebração de uma missa especial com o frei Antônio e a profissão solene das irmãs Joana e Márcia. Também neste ano, em comemoração aos 800 anos do primeiro presépio de Natal criado por São Francisco de Assis, foi realizado o Projeto Franciscano Natal de Paz e Bem.
Após o encerramento da missa houve sorteio de brindes aos fiéis e a partilha do almoço fraterno nas dependências da universidade.
Ecologia
Um dos focos centrais da caminhada foi a preocupação com a ecologia. Durante todo o percurso, os participantes estiveram ativamente engajados na coleta de materiais recicláveis. Com a união de esforços, foram coletados 50 sacos de lixo de 50 litros, os quais foram devidamente encaminhados para o descarte correto.
Texto: Lenon Diego Gauron
Fotos: Vanderlei Kawa