26/08/2024
Centenas de mulheres se reuniram no 1º Encontro Regional de Mulheres do Campo, realizado na quinta-feira, 22 de agosto, em Irati. O evento, que marcou a abertura da 3ª ExpoIrati, trouxe à tona a importância do papel feminino na agricultura e promoveu debates sobre desafios sociais, direitos, e saúde mental, reforçando a conexão e a força das mulheres na região
O 1º Encontro Regional de Mulheres do Campo, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), marcou a abertura da 3ª ExpoIrati na quinta-feira, 22 de agosto, no CT Willy Laars, em Irati. O evento reuniu centenas de mulheres do campo, além de representantes de movimentos sociais, associações, cooperativas, e governo do estado. Participaram do encontro mulheres dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Teixeira Soares, Rebouças, Rio Azul e Prudentópolis.
A programação do encontro contou com palestras que abordaram questões cruciais para o trabalho feminino no meio rural. Paula Basílio Alves Ribeiro, assistente social e especialista em Planejamento de Programas e Projetos Sociais, juntamente com José Carlos do Amaral Júnior, economista doméstico, historiador e especialista em Gestão de Políticas Públicas, abriram o evento com a palestra “Mulheres do Campo, trabalho e questão social”. Paula discutiu os desafios enfrentados pelas mulheres no campo, seus papéis no debate atual sobre agricultura e as demandas históricas da categoria. José destacou a necessidade de políticas públicas que abordem profundamente os problemas enfrentados pelas mulheres do campo, além de enfatizar a importância de olhar para esses desafios sob uma nova perspectiva.
Outra palestra tratou sobre os "Desafios cotidianos da mulher do campo", apresentada por Mariane Lucavei, Renata de Andrade e Kellen Adriane Sluzala. Elas abordaram temas como os direitos das mulheres, saúde mental, educação financeira e planejamento, reforçando a importância de capacitar e apoiar as mulheres em todas as esferas de suas vidas.
União feminina
A representante da Comissão das Mulheres da FAEP, Cristiane Tabarro, destacou durante o evento a importância da união das mulheres que atuam no campo. "Nós mulheres estamos separadas regionalmente, mas conectadas por algo intuitivo, é por isso que estamos aqui representando os nossos municípios, nossas organizações, nessa conexão profunda. Mulheres não são só riqueza porteira adentro, mas são porteira a fora também. E é isso que nós buscamos desenvolver no dia a dia", afirmou Cristiane.
Adriana Baumeu, representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, destacou a força feminina no meio rural atualmente. "Hoje mudou muito no meio rural. A força feminina é incrível no meio rural. Na nossa região, segundo os dados do IBGE, 52% da nossa população dos municípios da Amcespar são mulheres. No meio rural, 35% são mulheres que fazem a diferença, porque hoje elas estão em todas as atividades agropecuárias", disse Adriana.
A secretária Estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, reforçou a importância histórica do encontro, destacando o avanço da mobilização em defesa das mulheres. "Até bem pouco tempo atrás, era impensável as mulheres deixarem seus afazeres, especialmente as que vivem no campo, para estarem reunidas, mas estamos escrevendo uma nova história. Quando vocês brilham, não é para ofuscar ninguém, vocês brilham para mostrar o caminho, porque quando uma mulher vence, é para mostrar o caminho para que outras vençam também", declarou Leandre.
Também presente no evento, o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Irati, Jorge Derbli ressaltou o papel crucial das mulheres na agricultura. "Vocês são um ponto de apoio em cada propriedade, que trabalham, cultivam a terra e produzem o alimento para nós. Mas vocês estão saindo também das propriedades, vindo para os sindicatos e para as associações buscando sempre mais direitos que vocês têm na agricultura", afirmou Derbli.
Brindes e celebração
O encontro que marcou a abertura da 3ª ExpoIrati foi encerrado com a entrega de brindes às palestrantes, produtos produzidos por agricultores familiares, e sorteios de brindes para as mulheres presentes, com a celebração do sucesso do evento e a força das mulheres do campo.
Da Redação/Hoje Centro Sul