1° Caminhada de Valorização da Vida será realizada no dia 25 de setembro
Eventos em alusão ao Setembro Amarelo serão realizados durante todo o mês. Palestras, bate-papo, caminhada, passeata e um dia em prol da prevenção com atividades no Parque Aquático fazem parte da programação
No dia 25 de setembro será realizada a 1° Caminhada de Valorização da Vida em Irati. A iniciativa faz parte de uma série de atividades que serão realizadas durante o mês de setembro, conhecido como Setembro Amarelo, para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito desta triste realidade.
A passeata será realizada às 9h30 em frente ao CAPS seguindo até a da Colina Nossa Senhora das Graças, com possível soltura de balões amarelos. Os participantes podem estar usando roupas amarelas.
O mês ainda contará com mais atividades ligadas à prevenção do suicídio. Dentre as atividades, estão programadas palestras, bate-papo e um dia em prol da prevenção com atividades no Parque Aquático. O psiquiatra Lucas Batistela e o psicólogo Elias Rivas também vão realizar palestras e bate-papo sobre o assunto durante o mês.
No dia 28 de setembro, na Câmara de Vereadores será realizado palestras com os psiquiatras José Cleber Ferreira e Ladislao Obrzut . O evento marcará o encerramento das atividades alusivas ao mês amarelo.
A programação está sendo realizada pelo grupo Voluntaria juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais profissionais da área. Conforme o vice-presidente do grupo Voluntaria, Eduardo Gomes, esta campanha é de toda a sociedade. “Todos nós, mesmo que não sejamos profissionais, podemos ajudar a prevenir o suicídio e a preservar a saúde emocional uns dos outros, com o simples ato de ouvir e cuidar, procurando ajuda de alguma maneira com profissionais, amigos, familiares ou através do CVV -Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias”, finalizou Gomes.
CVV
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 93 postos de atendimento), ou pelo site www.cvv.org.br, por do chat e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por milhares de voluntários.
Da Redação/Hoje Centro Sul

