facebook

Sicredi reúne 500 homens em evento do Novembro Azul, em Prudentópolis

O evento abordou temas cruciais sobre saúde masculina, através de palestras que esclareceram a importância dos exames e cuidados preventivos, além da necessidade de se quebrar tabus que muitas vezes influenciam a decisão de não procurar por auxílio médico

27/11/2023

Sicredi reúne 500 homens em evento do Novembro Azul, em Prudentópolis

Na quarta-feira (22), cerca de 500 homens se reuniram no Centro Social São Josafat para um evento promovido pela cooperativa Sicredi. O encontro de um dia inteiro trouxe palestrantes que abordaram temas cruciais, desde a importância dos exames preventivos até os cuidados essenciais com a saúde física e mental masculina.

O médico Jairo Bouer liderou uma palestra esclarecedora sobre a relevância dos exames, desmistificando tabus frequentemente associados à saúde masculina. Durante a manhã, ele discutiu aspectos vitais da prevenção e também esclareceu dúvidas dos participantes.

Após a primeira apresentação, um almoço foi oferecido aos presentes, e para dar continuidade ao evento ocorreu uma palestra motivacional. Marcos Zanqueta, por meio de truques de mágica, cativou a plateia, compartilhando mensagens inspiradoras e de estímulo direcionadas ao público masculino.

Santo Cappellari, presidente da Sicredi Centro Sul, enfatizou a relevância de eventos dedicados à saúde, destacando a importância de iniciativas que promovam o cuidado e a conscientização sobre questões de saúde entre os homens.

“A presença do médico não é só para falar do câncer de próstata, mas num contexto geral do todo, o que os homens devem fazer, o que os homens devem tomar de cuidados, para realmente chegaram lá na melhor idade. Com isso, a nossa cooperativa tem trabalhado esses últimos dez anos com associados dos municípios aqui da nossa região e lá do estado do Rio de Janeiro também, onde nós estamos inseridos, aonde a gente faz esse dia, o dia de falar sobre a saúde do homem, que é no mês de novembro”, explica Cappellari.

Ele observa que, frequentemente, as mulheres demonstram uma maior predisposição para aceitar a importância dos exames e cuidados preventivos de saúde em comparação ao público masculino. “Eu brinco com os homens, porque eu digo assim: deem uma olhada ao seu redor, com quem você convive. A gente acaba encontrando mais viúvas do que viúvos, então, isso é um sinal que as mulheres estão vivendo mais do que os homens. E por que elas estão vivendo mais do que nós homens? Eu presumo que elas, de alguma maneira, se cuidam mais. Ou talvez elas vão mais ao médico, fazem mais as prevenções que são necessárias”, avalia.

Quebra de tabus

Cappellari cita que há muitos tabus entre os homens, o que frequentemente tem influência na decisão de buscar auxílio médico quando necessário. “Nós homens temos muitos tabus na hora de fazer um check-up. Existe muita brincadeira, existe muita piadinha. O nosso trabalho é para mostrar para o homem que a gente precisa se cuidar. Afinal, eu sempre digo que existem pessoas que gostam da gente. Nós temos filhos, temos esposa, netos, netas, amigos. É preciso também procurar as orientações médicas para que de fato a gente não tenha futuras surpresas aí pela frente. Esse é um trabalho forte que a gente faz de buscar dar a conscientização”, detalha Cappellari.

Novembro Azul Sicredi

O presidente da Sicredi Centro Sul conta que a ideia de promover um evento de conscientização sobre saúde voltada aos homens surgiu há quase uma década, durante uma ação do Outubro Rosa desenvolvida pela cooperativa.  Uma das participantes sugeriu que o evento do Novembro Azul também fosse implementado no calendário do Sicredi.

Com a realização neste ano, a campanha chegou em sua 8ª edição e reuniu associados de 19 municípios da que fazem parte da Sicredi Centro Sul e também do estado de Santa Catarina.

Uma iniciativa semelhante foi realizada na última semana no estado do Rio de Janeiro.

Texto: Lenon Diego Garon/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1583 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580