I
I

                                         

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Editorias
Agricultura
Cidades
Editoriais
Especiais
Geral
Política
Saúde
Segurança (Policial)
Social
Todas as notícias
 
Colunistas
Dennys Robson Girardi
Enobran Renner
José Maria Orreda
Kayan de Lima
Luiz Carlos Ramos
Márcio Fábio Kazubek
Marco Leite
Robson Miguel Camargo
Vinícius Garcez
Todos as colunas mais recentes
 
E receba notícias gratuitamente em seu e-mail !
Últimas Notícias

Degradação do solo pela agricultura

warning: Parameter 1 to theme_field() expected to be a reference, value given in /home/hojecent/public_html/hoje/includes/theme.inc on line 170.

Durante décadas não existia preocupação por parte de quase ninguém sobre a degradação ambiental, nesta lacuna muita coisa foi degradada dentre elas o solo, em especial pelos produtos e tecnicas usadas na agricultura.
A agricultura é uma das atividades mais importantes se não a mais dentro da nossa sociedade, pois nosso alimento vem na sua maioria dela porem, esta devido a técnica produtos utilizados pode ser muito degradante ao ambiente.
Em primeira instancia a degradação vem da retirada da floresta de um lugar seguido da compactação, lixiviação, selamento, erosão e transporte de partículas, alem da diminuição de aeração do solo, estes seriam os principais impactos físicos.
O plantio continua e acarreta na retirada de nutrientes do solo, com conseqüente diminuição de fertilidade e ainda a mudança de Ph que torna o solo mais acido sendo impróprio para a maioria das culturas. Milhares de anos de formação de solo e acumulo de nutrientes podem ser consumidos em poucos anos de agricultura.
Para obter novamente a fertilidade do solo e corrigir seu Ph são adicionados fertilizantes corretivos, muitas vezes de forma e em quantidade inadequada podendo também prejudicar o solo e as águas subterrâneas e superficiais.
Porem sem duvidas a degradação maior vem da contaminação vinda da utilização dos defensivos, fungicidas, herbicidas, genericamente chamados de venenos. Estes contaminam o solo, água , ar, alimentos, fauna e conseqüentemente o homem que respira o ar e consome alimentos, animais e água contaminados.
A agricultura é importante, porem é responsável em grande parte pelo quadro de devastação ambiental que temos hoje, por isso deve ser adequada sustentável contaminado e degradando o mínimo possível o ambiente.

Edição 471 - 03/06/2009

Capa desta Edição
Publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Rua Augusto Thomaz, 30
Praça da Bandeira - Irati - PR
Fone / Fax:: (42)3422-2461 - (42) 3422-9630


Todos os direitos reservados - Hoje Centro Sul - 2010
Desenvolvido por www.selectsystem.com.br