As plantações de feijão, cebola e soja foram prejudicadas pelo excesso de chuva
Irati – Desde o mês de setembro a chuva se tornou frequente e vem superando as médias históricas, e um dos reflexos desse excesso de água se dá na agricultura. Em Irati, os principais produtos como feijão, cebola e soja já estão sofrendo alterações na qualidade e causando prejuízo para os produtores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati, Alceu Hreciuk, diz que a chuva vem afetando as diferentes culturas do município. O milho não teve nenhum problema na produção e, apesar de ter sido plantado em torno de 20% menos, a produtividade veio a ser bem alta.
Em relação à cebola, a chuva afetou mais a colheita, causando uma redução de 15% na produção. “Um produtor aqui da região relatou que perdeu 300 sacos de cebola, porque o produto apodreceu na hora da colheita”, conta Hreciuk.
O feijão está na fase de germinação, então a chuva irá afetar além da produção, a qualidade final. O presidente explica que o produto incha com a água e depois enxuga, o que acaba deixando o feijão com um aspecto enrugado. “Também pode acontecer de alguns grãos brotarem ou embolorarem”, acrescenta Hreciuk. Hoje, o preço do feijão gira em torno de R$ 55,00 o saco, em 2009 nesta mesma época, era vendido a R$ 120,00.
Já a principal cultura do município, a soja, apesar do bom desenvolvimento, está sofrendo com a ferrugem asiática e a chuva contribui com a doença no sentido em que dificulta a entrada dos agricultores na plantação para aplicação do fungicida. “Os produtores, a cada 18 dias no máximo, têm que aplicar o fungicida. Quem não está fazendo isso, tem problemas com a ferrugem asiática”, finaliza Hreciuk.
TEXTO: MARINA LUKAVY, DA REDAÇÃO.
FOTO: ARQUIVO.
ED. 504 03/02/2010





