facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1221 - Já nas bancas!
15/05/2020

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Perguntar não ofende

Quem o presidente Jair Bolsonaro quer proteger com a  Medida Provisória (MP)  966/2020 que prevê a punição apenas para erros grosseiros quanto à contenção da pandemia? Quem desdenha das mais de 13 mil mortes pela pandemia? Quem promove aglomeração de pessoas? Quem sugere o uso de remédios sem comprovação científica para o suposto combate à doença? O fato é que as MPs tem duração provisória, caso o Congresso não as aprove, como não aprovou tantas outras MPs. Logo, os crimes que possam ser cometidos no exercício do poder deverão sim ter a punição adequada.

Multa para quem não usar máscara

Em Irati, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) tem atuado com responsabilidade e coerência diante da pandemia. Nesta semana, ele reforçou a necessidade de que a população cumpra as medidas para prevenir a disseminação do coronavírus, com o uso obrigatório de máscaras – que é lei em todo Paraná. Quem desrespeitar será multado. Talvez assim aqueles que estavam desdenhando da doença fiquem espertos e cumpram a lei. Quem não cumprir, será multado em R$ 154,00. E as empresas que desobedecerem receberão multas a partir de R$ 1.545 e poderão ter seus alvarás cassados se continuarem infringindo as normas.  

Obras na PR 364

A equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, liderada por Sandro Alex, vistoriou, nesta quinta-feira (14), as obras de pavimentação asfáltica na PR 364, entre Irati e São Mateus do Sul, uma demanda histórica dos moradores da região.  Quando for concluída, obra encurtará distâncias e será uma nova rota de escoamento de produtos. Por enquanto, a própria obra movimenta a economia e gera empregos e renda.  Os serviços estão em execução conforme o cronograma de trabalho. “Iniciamos há um ano e seguimos em frente mesmo nestes dias difíceis. Menos conversa, mais resultado!”, comenta Sandro Alex.

Vereadores debatem sobre a BR 153

Nesta semana, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati, os vereadores  debateram sobre a conservação, a limpeza e a municipalização do trecho da BR 153 que passa na área urbana de Irati. O debate foi motivado pela resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a um ofício encaminhado pela Câmara em fevereiro, por solicitação do vereador Roni Surek. Sobre a conservação, o DNIT citou a empresa responsável pelos serviços no trecho e afirmou que os problemas existentes são ocasionados pela urbanização às margens da rodovia. Quanto à municipalização, o DNIT informou que o processo administrativo aberto em 2017, por solicitação da Prefeitura Municipal, aguarda o envio de toda a documentação requerida ao Município, em 2019, para dar prosseguimento. Diferentes questões foram citadas por vários vereadores, que destacaram as melhorias que já reivindicaram para a via e também comentaram sobre a possível construção de um contorno para o desvio do tráfego. 

Mallet construirá nova sede para APAE

Na última semana, o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski (PSD) assinou a ordem de serviço para o início da construção da nova sede da APAE de Mallet. A previsão é que seja concluída ainda este ano a primeira fase do projeto, que terá investimento meio milhão de reais, com recursos próprios do Município.  Para a segunda fase, o prefeito já assegurou recursos junto ao governo do Estado. A nova sede será construída no Jardim Emília.

Parque infantil é instalado em Teixeira Soares

Em Teixeira Soares, nesta semana foi concluída a instalação de um parque infantil na área rural do município, na comunidade São Joaquim. O equipamento de lazer era um pedido dos moradores e do vereador que presenta a localidade.

Classificados