facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1221 - Já nas bancas!
04/05/2020

Coluna Política - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Coluna Política - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Governador e secretários testam negativo para coronavírus

Depois que o ex-ministro da Saúde e deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) teve de ser internado em Maringá e testou positivo para o coronavírus no último sábado (25), o governador Ratinho Júnior e secretários de Estado tiveram que ficar em isolamento sábado, domingo e segunda, até sair o resultado dos testes deles. Isso porque  eles tiveram contato com o ex-ministro na sexta-feira (24), durante o anúncio da contratação de 108 novos leitos para o Hospital Universitário de Maringá. Fizeram o teste e apresentaram resultados negativos para infecção pelo novo coronavírus: o governador Ratinho Junior; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário da Saúde, Beto Preto; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e o superintendente de Esportes, Hélio Wirbiski, além de servidores do Estado que também tiveram contato com Barros. 

Prazo para fazer o título de eleitor ou regularizá-lo termina dia 06 

No Fórum Eleitoral de Irati, assim como em todo o Brasil, o atendimento aos eleitores está sendo realizado apenas online. O prazo para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral termina na quarta-feira da próxima semana, dia 06 de maio. Estão sendo feitos online: primeiro título (alistamento eleitoral); mudança de município (transferência); alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões; alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade e regularização de título cancelado. “Para solicitar atendimento, o interessado deverá preencher o formulário de pré-atendimento eleitoral (título net) disponibilizado no link http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/atendimento-remoto, e cumulativamente, sob pena de não ser aceito, anexar em campo próprio do formulário os documentos necessários à comprovação da validade do seu requerimento”, explica a chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira.

Artagão Júnior e Nei Cabral vistoriam obras

Em Irati, na manhã de terça-feira (28), o deputado Artagão Júnior esteve com o presidente da Câmara, Nei Cabral, no distrito do Guamirim. Na oportunidade, eles vistoriaram as obras de recape asfáltico do trecho rodoviário que liga os municípios de Irati e Inácio Martins. As obras estão sendo executadas pelo DER na PR-364. São cerca de 10 km de recape em um investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões.

MDB de Irati tem novos nomes

Novos nomes ingressaram no MDB de Irati, dentre eles, o diretor do Mercado Móveis, Antonio Albuquerque, o Toninho da MM.  Em contato com a equipe do Hoje Centro Sul, ele expos que após vários pleitos, o partido está com sua chapa própria consolidada e vai lutar por duas cadeiras no Legislativo nas eleições de outubro. Com a composição da nova diretoria, segundo Toninho, a sigla vem estudando e planejando a possibilidade de ter uma candidatura própria ao Executivo.  O grupo conta com o apoio da cúpula estadual e já tem agenda marcada, em Curitiba, para definir os próximos passos.

Consórcio de Saúde volta a atender todas as especialidades

Desde a semana passada, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) retomou as consultas em todas as especialidades – no período de maior isolamento, apenas as consultas de nefrologia, cardiologia e pediatria continuavam sendo feitas. Entretanto, para respeitar o distanciamento necessário devido ao coronavírus, houve redução no número de atendimentos diários. Antes eram disponibilizadas 200 consultas por dia e, agora, foram restringidas a 50 no período da manhã e outras 50 no período da tarde. Outra medida adotada pelo CIS é que as portas do ambulatório estão fechadas e a entrada é restrita aos pacientes. Os acompanhantes tem que aguardar do lado de fora.

Classificados