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Edição 1204 - Já nas bancas!
20/03/2020

Caixa Econômica e Sicredi têm mudanças no atendimento para prevenção ao coronavírus

Outras agências bancárias de Irati também foram procuradas, mas não se pronunciaram

Caixa Econômica e Sicredi têm mudanças no atendimento para prevenção ao coronavírus

Em Irati, as agências bancárias Sicredi e Caixa Econômica Federal adotaram medidas preventivas ao COVID-19, coronavírus e para isso aconteceram mudanças no atendimento ao público.  Está havendo controle do fluxo de pessoas dentro das agências, horários de atendimento diferenciados, afastamento de funcionários no grupo de risco – gravidas, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos entre outros – e disponibilização de máscaras e álcool em gel aos funcionários.

O gerente geral da agência do Sicredi em Irati, Emerson de Lara, explicou como está sendo feito o controle do fluxo de pessoas. “Nós fazemos um controle através dos nossos colaboradores na porta de entrada e vamos monitorando a quantidade de pessoas que vão entrando. Também nos caixas eletrônicos, existe uma limitação de pessoas e damos toda a orientação não só os usuários associados, mas os próprios colaboradores internos. Nós estamos atendendo até 10 pessoas dentro da agência. Esse número é para que não prejudique ninguém no atendimento dessas demandas”, disse.

A Caixa Econômica Federal também reduziu o acesso dos clientes em todas as agências do país. O gerente geral da agência de Irati, Roque Viland Policeno comenta a medida. “Não podem entrar nas unidades da Caixa mais do que 50% da capacidade de atendimento. Na nossa agência em Irati, é em torno de 50 a 60 pessoas, então restringimos a 25 pessoas no momento. Para que cada pessoa esteja em uma distância mínima de um metro de uma para outra. Dentro do autoatendimento é permitido um cliente em cada máquina. Os clientes vinham, ficavam em filas, não estamos permitindo, justamente para não gerar aglomeração dentro das unidades básicas”, explica.

Horários de atendimento

O gerente do Sicredi fala sobre o horário de atendimento. “O nosso atendimento já tem horário diferenciado ao público das 9h às 15h. Dessa mesma forma também nos canais digitais via caixa eletrônico e via aplicativo, que hoje é o que nós orientamos. Então permanece o horário de serviço prestado”, frisa.

Já a Caixa Econômica Federal está atendendo pessoas em situação de risco em horário diferenciado. É o que conta o gerente geral. “Todas as agências estão atendendo uma hora antes às pessoas em situação de risco. Para que elas tenham menos sociabilidade ao contato e atendendo separadamente os de mais casos. As pessoas em classe de risco são as que a Caixa está permitindo serem atendidas às 9h da manhã na agência de Irati”, explica.

Prevenção com os funcionários

No Sicredi, a higienização dos ambientes e equipamentos faz parte do cotidiano dos funcionários, porém algumas recomendações na primeira abordagem e a intensificação dos produtos foram necessárias. “O álcool em gel dentro da agência já vem sendo utilizado há um bom tempo e agora mais ainda. Estamos orientando os próprios colaboradores e os associados a evitarem contato físico como aperto de mãos, abraços e essas coisas, como forma de prevenção. E para alguns casos que precisa de uma proximidade maior, buscamos na distribuição dos espaços das mesas e cadeiras no atendimento aos caixas para que a gente consiga minimizar isso”, explica o gerente geral da agência de Irati, Emerson de Lara.

Ele ainda cita que os funcionários no grupo de risco também foram orientados. “Por hora, temos alguns casos de colegas afastados devido a algumas situações específicas e pontuais, em situação de risco. E nos de mais temos algumas situações pontuais conforme necessidade de cada um, seguindo os protocolos. Até o momento estamos com poucas limitações”, complementa.

Na Caixa Econômica Federal  as precauções com os funcionários que foram adotados nas agências do banco no país todo. “Todos os funcionários que sentiram necessidade, já pedimos o fornecimento de máscaras. As atendentes estão atendendo com luvas, para não ter o risco de contágio e o álcool em gel está literalmente a todo vapor. A assepsia dos ambientes também está sendo feita com álcool em gel ou água sanitária conforme indicação do Ministério da Saúde”, disse o gerente geral da agência de Irati Roque Viland Policeno.

Ele conta como está a situação dos funcionários no grupo de risco aqui em Irati. “Alguns funcionários estão tendo a possibilidade de fazerem seu serviço fora da agência, com trabalho remoto. Estão em casa fazendo seus serviços”, finaliza.

Outras agências de Irati

A equipe do jornal Hoje Centro Sul também procurou os gerentes gerais das agências bancária do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco para que informassem se estão tomando medidas preventivas quanto ao coronavírus.

Os gerentes não quiseram se pronunciar. Disseram que devido à política das instituições, não estão autorizados a dar entrevista. O Banco do Brasil informou através de e-mail, que: “As agências do Banco do Brasil continuam realizando atendimento ao público, sem alteração no horário de funcionamento. O BB [Banco do Brasil] monitora constantemente os acontecimentos e quaisquer mudanças no atendimento de suas unidades serão informadas imediatamente aos seus clientes/usuários. E ao mercado continua atendendo normalmente aos seus clientes”.

Na agência do Itaú de Irati é possível encontrar na porta uma folha informando que o fluxo é de 10 pessoas por vez. 

 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul

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