facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1204 - Já nas bancas!
20/03/2020

Fuja das notícias falsas sobre casos de coronavírus

Recentemente uma fake news afirmava a existência de um caso confirmado de coronavírus no Hospital Agnus Dei, de Irati

Fuja das notícias falsas sobre casos de coronavírus

Notícias falsas sobre casos de coronavírus já causaram transtornos nas últimas semanas em Irati.  Conhecidas como Fake News, estas notícias falsas são compartilhadas pelas pessoas devido a sentimentos de surpresa, repulsa e medo. Normalmente elas circulam em grupos de WhatsApp, no Facebook, Instagram, e-mails e blogs.  A última Fake News  sobre o COVID-19  que teve repercussão na região afirmava a existência de um caso confirmado de coronavírus no Hospital Agnus Dei, de Irati.

A informação falsa foi repassada em grupos de WhatsApp, utilizando-se do nome de um médico conhecido em Irati. Pessoas com elevado grau de instrução compartilharam a Fake News, o que gerou pânico entre alguns iratienses.

A direção do Hospital Agnus Dei emitiu comunicado em que desmente qualquer caso suspeito ou confirmado. “O Hospital Agnus Dei comunica que segue os protocolos determinados pelas autoridades de Saúde para o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e, até o momento, não existe nenhum caso suspeito ou confirmado em nosso hospital”, afirmou através da fanpage da instituição no Facebook.

Verifique a informação antes de compartilhar

Para evitar o pânico que as falsas notícias sobre o coronavíurs na região podem causar, não compartilhe nenhuma informação sem checá-la. Na dúvida é melhor não compartilhar. 

Um dos meios para detectar se uma notícia é verdadeira ou falsa é avaliar se as informações são confiáveis e se a notícia está em algum meio de comunicação formal (sites de jornais, emissoras de rádio e portais confiáveis).

O jornalista Edgard Matsuki, idealizador do site Boatos.org sugere alguns cuidados. “Precisamos fazer análises de conteúdo, verificar a fonte da informação, se teve conteúdo divulgado em fontes confiáveis, se os conteúdos multimídia (vídeos e fotos) passaram por edição e entrar em contato com as pessoas citadas no boato”, comenta.

Na dúvida, não compartilhe

Se você receber uma mensagem e desconfiar que talvez possa não ser verdade, não compartilhe. Compartilhe mensagem que você tenha 100% de certeza que são verdadeiras.

Como saber sobre os casos de coronavírus?

Todos os dias, a Secretaria de Estado da Saúde, SESA, emite um boletim com os dados completos sobre a situação da pandemia no Paraná. Constam neste boletim os casos suspeitos, os casos confirmados e os casos descartados, por município do Paraná.

 Normalmente este boletim é publicado no final da tarde, no site da SESA. Qualquer pessoa pode ter acesso ao a estas informações.  O endereço é 

http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3507

 

Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

Classificados