facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1204 - Já nas bancas!
11/03/2020

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Mulheres na política

Na Câmara de Teixeira Soares, a vereadora Maria Luiza Belinoski aproveitou a semana do Dia Internacional da Mulher para homenagear as mulheres que já atuaram diretamente na política no Município, tanto no Legislativo como no Executivo. Receberam a homenagem na segunda-feira (09): Ana Maria Dib Pereira, Cirlene Candido, Iracema Galdino de Oliveira, Elenice do Rocio Alvez, Marize Moraes Graciano, Cecilia Antunes Weber e Juliana Belinoski.

Obras de pavimentação estão sendo feitas em Teixeira Soares  

Em Teixeira Soares, as obras de melhoria da infraestrutura urbana não param. Neste mês de março, estão acontecendo pavimentação asfáltica e recape em várias ruas da cidade. Estão sendo beneficiadas as ruas Antônio Acorde, Aristóteles Batista de Camargo, Índios do Brasil, Teófilo Desanoski e Lorenço Serenato, dentre outras. Estas obras trazem melhoria na qualidade de vida dos moradores de Teixeira Soares e os recursos para realizá-las foram conquistados pelo prefeito Lula Thomaz (PSD), a vice Juliana Belinoski (PSD) e os vereadores da base aliada com o apoio do deputado estadual Alexandre Curi (PSB) e do deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD).

Irati também dá continuidade às obras de pavimentação

Em Irati, também estão em andamento várias obras de pavimentação. Com recursos viabilizados ao Município por meio do Programa de Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, está sendo executado o asfalto na Rua Ametista. Dentro do mesmo contrato, de acordo com o prefeito Jorge Derbli (PSDB), foi concluída recentemente a pavimentação da Rua Pacífico Borges, contemplando assim uma melhoria em duas importantes vias de acesso à Pedreira, ao DER, ao Santa Fé, entre outras localidades. Ele destaca que após concluída a pavimentação, serão executados os serviços de sinalização e calçada para a conclusão dos trabalhos.

Ocorre audiência pública proposta por Bacil

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) propôs e foi realizada em São Mateus do Sul uma audiência pública para debater as potencialidades das regiões Sudeste e Centro Sul do Paraná. O evento aconteceu na semana passada, na quinta-feira (05), com a presença do vice-governador Darci Piana e do chefe de Casa Civil Guto Silva. Questões relacionadas ao PIB, à saúde, à erva mate, à indústria e à infraestrutura fizeram parte da pauta de discussões. Bacil enfatizou a relevância da pavimentação da PR 364, em andamento, para a economia da região. "Vai criar um novo eixo rodoviário entre o Norte do Paraná - BR 277 - e o Sul do Brasil na ligação com as BRs 280, 101e 116. Evitando passar na região metropolitana de Curitiba e passando por Irati e São Mateus do Sul", frisou. Ainda durante o evento, entidades como o Sebrae e universidades discorreram sobre ideias, estudos e possibilidades visando o desenvolvimento regional.

Seminário

O 1º Seminário Estadual do Marco Legal da Primeira Infância reuniu em Curitiba, na segunda-feira (09), prefeitos, secretários municipais, servidores, conselheiros tutelares e especialistas internacionais na área. O evento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional, presidida pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, e a Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Primeira Infância.O governador em exercício Darci Piana (PSD) participou do evento e destacou que está em fase de discussão no Estado a implantação do Orçamento Criança, que garantirá recursos via execução orçamentária para políticas voltadas à infância e adolescência.

Classificados