facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1204 - Já nas bancas!
04/03/2020

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Vice-governador estará em São Mateus do Sul

Na próxima quinta-feira (05), o vice-governador Darci Piana,  o chefe da Casa Civil Guto Silva, o deputado Estadual Emerson Bacil (PSL) e outras autoridades estarão em São Mateus do Sul. Junto com representantes de classe e setores da sociedade civil eles participam de uma Audiência Pública com o tema "Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação da região Sudeste e Centro Sul do Paraná". Encabeçada pelo deputado Bacil, a audiência acontece no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) a partir das 9h30.

Governador em União da Vitória

Também na quinta-feira (05), às 14h, o governador Ratinho Junior estará em União da Vitória, aonde se reunirá com os prefeitos da Amsulpar e outras lideranças. No evento que acontecerá no auditório da Uniguiçu, o governador deverá anunciar a construção de um Colégio Militar em União da Vitória, além de recursos para os municípios. Na agenda ainda consta uma vistoria nas obras da ponte José Richa.

 

PSD Rio Azul 

O vereador Sergio Mazur assumiu o PSD em Rio Azul. Outros nomes de peso compõem a provisória da legenda. Dentre eles, o do Dr. José Carlos Czpak, Altevir Florencia Correia Neto, Rosangela Natalice Martins Mazur, João Claudio Bartoski, Silvio Cordeio Filho, Vilson Moro e Mariano Vicente Tyski.

 

Prazo para os candidatos

A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) deste ano sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. Também em abril, no dia 4 – seis meses antes do pleito – esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições. Além disso, até o dia 4 de abril, aqueles que desejam concorrer na eleição devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Os registros de candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral, via internet, até as 23h59 do dia 14 de agosto. Por meio físico, os requerimentos devem ser protocolados até as 19h do dia 15. No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral.

 

Prazo para os eleitores

O dia 06 de maio é uma data muito importante: é o último dia para que regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral para poderem votar em outubro. Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências. O primeiro turno de votação para vereadores e prefeitos acontecerá no dia 4 de outubro

 

PDT de Irati realiza Convenção 

O PDT de Irati realizou na sexta-feira (28), a sua Convenção Municipal, para eleger o Diretório Municipal e a Comissão Executiva, bem como, realizar a escolha da Comissão de Ética Partidária e do Conselho Fiscal. O presidente do PDT Irati é Carlos Daniel Gonçalves de Oliveira, o professor Cajão, e o ex-prefeito Odilon Burgath é o 1º vice-presidente e coordenador do PDT Estadual.  De acordo com representantes da sigla, o partido está se adaptando às novas regras da legislação eleitoral, com a intenção de lançar candidato a prefeito, vereadores e vereadoras no próximo pleito. Durante a convenção também foram filiados novos membros.

Classificados