facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1198 - Já nas bancas!
12/02/2020

Editorial - Encerramento da Cidade da Criança e uma nova fase

Editorial - Encerramento da Cidade da Criança e uma nova fase

Na última semana a Cidade da Criança de Irati confirmou o encerramento das atividades na modalidade abrigo. Segundo a equipe diretiva, a intenção é continuar apenas com o projeto que oferece atividades contraturno de crianças de 0 a 12 anos do município.

O encerramento das atividades do abrigo não deve afetar o acolhimento das crianças, que ainda possuem a Casa Lar e o programa da Família Acolhedora, um programa onde as crianças são acolhidas por famílias cadastradas.

Segundo a equipe da Cidade da Criança, as atividade de abrigo estão sendo encerradas por questões financeiras. Apesar de receber recurso da prefeitura de Irati, além de doações de pessoas e empresas, o valor final não consegue custear todas as ações, por isso o encerramento.

Foram 28 anos atendendo a comunidade através do abrigo. Muitas crianças e adolescentes passaram no local. A contribuição à comunidade durante esses anos ficará guardada na memória e eternizada nas pessoas que tiveram a oportunidade de estar lá.

A notícia de encerramento das atividades de abrigo é recebida com tristeza pela comunidade, mas no meio da tristeza há uma notícia boa.

Com o encerramento, a Cidade da Criança se volta ao projeto de contraturno que atende, em média, 80 crianças de Irati, há 18 anos. A proposta é criar um espaço de desenvolvimento seguro para as crianças através de várias oficinas feitas no contraturno escolar. O objetivo é que crianças e adolescentes não fiquem na rua, quando não estão na escola.

A própria equipe da Cidade da Criança menciona que o projeto deverá trazer impacto na região já que previne muitas situações que podem fazer com que a criança acabe num abrigo. Com o projeto, ela possui oportunidade de se expressar e desenvolver habilidades que poderão ajudar na vida adulta.

O encerramento do abrigo deixa a comunidade triste, mas a possibilidade de aumento de uma ajuda no desenvolvimento das crianças nos traz também uma boa notícia que certamente trará impacto para o município.

 

Classificados