facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1190 - Já nas bancas!
13/12/2019

Festival de Tênis de Mesa faz homenagem ao professor Éliton Cândido Tiu

Festival de Tênis de Mesa faz homenagem ao professor Éliton Cândido Tiu

A equipe São Vicente/Saci promoveu no 1º de dezembro um Festival de Tênis de Mesa no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, com o intuito de homenagear o professor Éliton Cândido Tiu, que há mais de 15 anos desenvolve no município um brilhante trabalho junto à comunidade. Mais de 70 famílias marcaram presença.

O evento, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, marcou também o encerramento de 2019. Durante o festival, o professor Alberto Domingos Ruteski prestou homenagem ao professor Éliton, que há anos desenvolve um trabalho na área de Educação Física com crianças e adolescentes.

Foi um dia de muita diversão, harmonia e brincadeiras entre os participantes de todas as idades. O festival contou também com atividades para pessoas com deficiências (PcD), Desafio do Saque, Rei da Mesa, Escolha Sua Raquete, entre outras.

Conforme o professor de Educação Física e coordenador da equipe São Vicente/Saci, Antonio Teleginski, o festival superou as expectativas. “Embora concorrendo com a Festa do Pêssego e as cerimônias de formaturas religiosas em todas as comunidades católicas, o evento reuniu mais de 70 famílias, demonstrando que existe sim espaço para o esporte. Com um bom planejamento e abordagem correta, ainda é possível enfrentar o mundo digital de hoje e trazer as pessoas para a prática do movimento corporal, tão necessária para uma boa saúde mental e social. Muitas famílias se entregaram ao esporte e jogaram juntas, pessoas de todas as idades interagindo na mesma atividade, no mesmo espaço, com a mesma liberdade”, enalteceu Antônio.

A homenagem prestada ao professor Éliton, segundo Teleginski, faz jus ao importante papel da escola enquanto formadora de uma sociedade mais inclusiva, mais democrática e, acima de tudo, emancipadora do indivíduo. “Foi uma homenagem simples, mas de profunda representação. E a proposta do evento era justamente essa, a sensibilização de todos em prol da promoção da integração social de maneira positiva. O esporte é uma forma divertida e saudável de socialização, e as pessoas com deficiência também podem se beneficiar disso”, afirmou.

O projeto de Tênis de Mesa do Novo Colégio São Vicente de Irati vem sendo desenvolvido dentro da instituição todas as segundas e quintas-feiras envolvendo atletas da comunidade. A partir do próximo ano, o projeto também será desenvolvido amplamente dentro do plano pedagógico da instituição.

Texto/Foto: Assessoria NCSVI

Galeria de Fotos