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Edição 1190 - Já nas bancas!
11/12/2019

Sandro Alex vistoria obra da PR 364, que liga Irati a São Mateus do Sul

Primeiros dez quilômetros poderão ser entregues já no início do próximo ano

Sandro Alex vistoria obra da PR 364, que liga Irati a São Mateus do Sul

Os dez primeiros quilômetros da pavimentação asfáltica da PR 364, que liga Irati a São Mateus do Sul, poderão ser entregues já no início do próximo ano. A afirmação é do secretário Estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que vistoriou as obras no domingo (08). “Nós estamos com o cronograma em dia e com uma grande expectativa de no início do ano de 2020 entregarmos os dez primeiro quilômetros dessa rodovia que tem 45 km”, conta.

O secretário destaca a importância da obra. “Será muito importante para toda a região, uma obra aguardada há 30 anos, e que o governador Ratinho Junior deu início e vai entregar no prazo”, disse.

Obra

A obra está sendo realizada pela Construtora Triunfo, escolhida após um processo licitatório internacional, já que há recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e deverá totalizar R$ 108.916.703,33. A fiscalização da obra está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

No projeto, a pavimentação segue o traçado original da via. Apenas nos 1,2 mil metros finais, no trecho próximo a Irati, haverá um desvio para tirar o fluxo da área residencial. A obra será uma pista simples e conta com acostamento de dois metros para cada lado.

O projeto também prevê que a empresa realize algumas obras para melhorar o trânsito do local, especialmente nos acessos.

Uma delas é em São Mateus do Sul, que deverá contar com uma ciclofaixa para ciclistas e pedestres que passam pelo local. Segundo o projeto, essa obra deverá ser realizada no acesso à Petrobrás.

Outra obra requisitada é no interior de Rebouças, no acesso, onde está previsto a construção de uma rotatória para dar segurança na rodovia.

Em Irati, será feita uma das principais intervenções. Além do desvio do traçado original, o acesso, localizado no encontro com a BR 153, ganhará nova forma. Será construída uma trincheira, isto é, haverá uma alça de acesso à cidade de Irati e uma passagem inferior sob a rodovia existente que fará o acesso à cidade de Rebouças. O antigo acesso ao Bairro Riozinho será ligado à PR 364 por uma rotatória.

Outra intervenção será a travessia do Rio Turvo, onde será feita uma ponte. Atualmente, a travessia é feita através de uma galeria. Segundo o projeto, a nova ponte terá 13,6 metros de comprimento para atender a descarga estimada no tempo de recorrência de 100 anos. O projeto ainda inclui contenções para proteger os encontros da ponte das recorrentes enchentes na região.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

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