facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1190 - Já nas bancas!
06/12/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Casa de Passagem Indígena é inaugurada em Irati  

Desde quinta-feira (05), Irati passou a contar com sua Casa de Passagem Indígena. Uma cerimônia simbólica de inauguração deste espaço aconteceu na Câmara Municipal. “É uma demanda aguardada há muito tempo pela população indígena que passa pela nossa cidade, trazendo e vendendo seu artesanato muito bem feito, e que não tinha local para ficar. Todos sabem que estas pessoas ficavam no teatro inacabado, sem as mínimas condições de acomodações e higiene”, destacou o prefeito Jorge Derbli. Segundo ele, o novo espaço foi um  trabalho conjunto das  secretarias municipais. “Conseguimos uma casa que estava com problemas e pendente deste a administração anterior, e transformamos ela numa casa de passagem”, disse. Logo após a cerimônia simbólica de inauguração, aconteceu uma mesa redonda de discussão sobre a política indigenista, contando com diversos profissionais e instituições, como a Funai, os indígenas da aldeia de Ivaí, e a antropóloga Aila Vilela Bozan, entre outras autoridades.

 

Sandro Alex destina recursos para obras em Teixeira Soares

Nesta semana, o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz (PSB) esteve em Curitiba, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, comandada pelo secretário Sandro Alex (PSD).  Eles assinaram um convênio que destina R$ 998 mil de recursos estaduais, a fundo perdido, para pavimentação e recape de ruas do Município de Teixeira Soares.  “Este convênio de quase um milhão demonstra o comprometimento do deputado Sandro Alex e do governador Ratinho Júnior com Teixeira Soares, só temos a agradecer“, disse o prefeito. Já o secretário Sandro Alex, frisou que é apenas um dos convênios para o município e disse: “é menos conversa, mais resultado”.  Também esteve junto com o prefeito e o secretário durante a assinatura do convênio o ex-vereador Carlinhos Gorte.

 

Festa do Pêssego é elogiada

Representante dos agricultores de Irati, o vereador Nivaldo Bartoski (PSDB), utilizou a tribuna na sessão ordinária da Câmara de Irati de terça-feira (03) para parabenizar os organizadores da Festa do Pêssego de Irati. O evento reuniu um público expressivo e movimentou a economia local, sobretudo trazendo renda para os fruticultores, que comercializaram 40 toneladas de frutos. Um sucesso!

 

Agrifrut promete ser sucesso também

Outra festa municipal que promete ser muito animada e movimentar a economia da região Centro Sul é a Agrifrut Fest, que começa nesta sexta-feira (06)  em Fernandes Pinheiro com o show nacional gratuito do Michel Teló. Depois, no sábado terá show também gratuito com Rio Negro e Solimões.  Outras atrações como bailes, Rodeio Country, Veloss e prova de corrida também estão programadas para acontecer no Parque da Prainha neste final de semana.  Toda a estrutura já está montada aguardando o público.

 

Nova diretoria da Alacs é eleita

No dia 30 de novembro ocorreu a reunião Ordinária e Assembleia Eletiva da ALACS  para eleição da gestão 2020. Na ocasião, Herculano Batista Neto foi reconduzido à presidência, tendo como vice Luiza Nellma Fillus. Na foto, acadêmicos integrantes do Conselho e Diretoria da ALACS.