facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1185 - Já nas bancas!
29/11/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Inauguração da Apae de Inácio Martins

É nesta sexta-feira (29) a inauguração da nova sede da Apae de Inácio Martins. Organizada pelo prefeito Júnior Benato (PSD) e sua equipe, em parceria com a direção da Apae, a solenidade está marcada para as 15h00 e  faz parte das festividades do aniversário do município.  O deputado estadual Artagão Júnior (PSB) confirmou presença no evento.

Novo Plano de Cargos do Magistério de Irati

A Câmara Municipal de Irati aprovou durante a Sessão Ordinária de terça-feira (26),  em segunda votação, o Substitutivo do Projeto de Lei nº 091/2019, que dispõe sobre o Sistema de Classificação de Cargos e Novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Irati. Nesta terça-feira (27), o Lei foi sancionada pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) e houve a publicação no Diário Oficial do Município  – Jornal Hoje Centro Sul –   desta sexta-feira (28). Confira o Plano de Cargos do Magistério,  Lei Municipal nº 4746,   nas paginas 15, 16 e 17. 

Cooperativa de Rio Azul ganha nova sede

A nova sede da Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Rio Azul (Coafra) foi inaugurada na quarta-feira (27). O evento teve a presença do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. A nova sede foi construída com apoio do Governo do Estado, que repassou R$ 326 mil pelo Prorural – Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo –, executado com recursos do Banco Mundial. A obra beneficiou 105 agricultores familiares associados de mais de 25 comunidades de Rio Azul, Rebouças e Mallet. Com local adequado, a cooperativa ganha mais agilidade com o recebimento das mercadorias e o encaminhamento para os clientes.  Isso facilitará o acesso dos agricultores ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Rossoni tem bens bloqueados

Nesta semana, a Justiça mandou bloquear R$ 124 milhões dos bens do ex-deputado estadual e federal Valdir Rossoni (PSDB) e Edinê de Lourdes Ramon Vianna – funcionária comissionada da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) quando Rossoni era deputado. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e aceito pela juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse no âmbito de uma ação de improbidade administrativa, que envolve a contratação de funcionários fantasmas, entre 1992 e 2010, na Alep. 

Pirubikes  recebe Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Irati concedeu Moção de Aplausos aos membros da Associação Iratiense de Ciclismo, Clube Pirubikes.   A honraria foi entregue em solenidade realizada na terça-feira (26), logo após a Sessão Ordinária.  Conforme o proponente Roni Surek, a homenagem pública é mais do que justa a este Clube que completou neste ano 26 anos de competições, considerada uma das equipes mais antigas em atividade no estado e país. A Associação já ganhou vários prêmios, entre eles o Título Estadual de Mountain Bike.

Para o presidente da Câmara, Nei Cabral:  “Além de ser uma homenagem, representa também um clamor de conscientização para motoristas e ciclistas, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do respeito no trânsito, evitando acidentes com quem utiliza a bicicleta como meio de transporte ou lazer no município”.