facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1183 - Já nas bancas!
28/11/2019

Terceiro caso de sarampo é confirmado em Irati

Terceiro caso de sarampo é confirmado em Irati

Já são três casos de sarampo confirmados em Irati. O último caso foi confirmado na tarde de segunda-feira (25). Os pacientes com casos confirmados possuem 27, 33 e 39 anos.

Há ainda casos de suspeita de sarampo, incluindo um bebê de sete meses. Outros dois pacientes possuem 21 e 23 anos.

O setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati tem mantido monitoramento de alerta, pois até agora todas as suspeitas submetidas a exame tiveram resultado confirmando a doença.

Para informações, os telefones do Departamento de Epidemiologia de Irati são 9 9104 1938, que é o plantão 24 horas nos sete dias da semana, além do 9 9134 2856, e do 3907 3155.

Vacinação

Neste sábado, dia 30, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Irati estarão de prontidão para atender o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data marca o principal dia da 2ª etapa da campanha de vacinação contra sarampo, agora focada na população de 20 a 29 anos. Esta é a faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico nacional.

A Secretaria de Saúde de Irati faz um chamamento para essa população comparecer às salas de vacinação, com a carteirinha de vacina em mãos, a fim de avaliar esquema vacinal, e atualizar conforme a necessidade.

Mesmo antes do Dia D de vacinação contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Irati desenvolveu cronograma para as equipes de vacinação, incluindo ações nas escolas de cursos profissionalizantes.

O setor de Epidemiologia de Irati reforça lembrando que esta faixa etária é a que está sendo mais acometida pelos casos de sarampo, neste surto que estamos vivendo no País, inclusive em Irati.

No Brasil, 19 estados têm transmissão ativa da doença

Nove milhões de jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar em todo o Brasil. Mais de 11 milhões de doses da vacina tríplice viral serão enviadas para atender demanda da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. A vacina é a principal forma de prevenir a doença.

É importante lembrar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil. Os dados acumulados são de surtos da região norte do país, iniciado em fevereiro de 2018 e iniciado em São Paulo por um navio, em maio deste ano.

Epidemiologia tem novo telefone de plantão

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que, para melhor atender à demanda da população, o setor de Epidemiologia passa a contar com um novo telefone de plantão.

O número 9 9104 1938 poderá ser utilizado 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O número antigo (9 9134 2856) permanecerá funcionando, mas gradualmente o atendimento será transferido unicamente para o 9 9104 1938.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos