facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1183 - Já nas bancas!
28/11/2019

Derbli e Nei Cabral inauguram Centro Cultural Guamiriense

Derbli e Nei Cabral inauguram Centro Cultural Guamiriense

No final da tarde de sexta-feira (22), o Centro Cultural Guamiriense foi entregue à comunidade pelo prefeito Jorge Derbli e pelo então prefeito em exercício Nei Cabral. A nova e moderna estrutura em alvenaria substitui a antiga edificação em madeira, do clube que completará 75 anos de existência em fevereiro de 2020.

O Centro Cultural era uma das obras paralisadas quando o prefeito Jorge Derbli assumiu o cargo. E já em março de 2017, a obra foi retomada pela administração, como explicou o secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, Adriano Batista. Até dezembro os serviços prosseguiram, então a empreiteira licitada abandonou a obra, alegando incapacidade financeira. Várias notificações foram feitas à empresa e em setembro de 2018 foi solicitada rescisão contratual e aplicação de multa. A rescisão ocorreu em dezembro.  Entre janeiro  e junho de 2019 a Secretaria de Arquitetura readequou o projeto, a Caixa Econômica Federal aprovou,  foi feita nova licitação e as obras foram concluídas pela Sulpar Engenharia e Construtora.

“Assumimos esse compromisso durante a campanha, de dar prosseguimento a estas obras, e estamos cumprindo com ele à medida do possível. Irati não pode ficar conhecida como uma cidade de obras paradas, e por isso estamos direcionando esforços para fazermos todas estas inaugurações”, enfatizou Derbli.

O Centro Cultural Guamiriense tem 380 metros quadrados de área, com espaço para eventos e bailes, área de circulação, palco com 55,77m², sala de diretoria e venda de ingressos, hall de entrada com, sanitários masculinos e femininos. Todo o prédio foi construído com recursos de acessibilidade.

Os recursos para a obra foram obtidos por meio de convênio firmado entre o Município e o Ministério da Cultura, no valor de R$ 408.984,26, sendo de R$ 300 mil de recursos federais –  obtidos com apoio do ex-deputado federal Eduardo Sciarra e do deputado federal Evandro Roman –, acrescidos de contrapartida do Município.

“Essa conquista é fruto do trabalho do prefeito Jorge Derbli e sua equipe, e eu agradeço muito pela oportunidade que me foi concedida, de poder representar a nossa comunidade do Guamirim, com a entrega desta obra enquanto estou interinamente a frente da Prefeitura de Irati”, disse Nei Cabral.

Complementam a estrutura do Centro de Eventos, uma academia ao ar livre, destinada ao Município pelo Governo Estadual, com apoio do deputado Artagão Júnior, e o novo playground para as crianças.

Presentes

Participaram da inauguração, o gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Irati, Roque Villand Policeno; o atual presidente do Centro Cultural Guamiriense, Sidnei Roberto Pereira Marques; os vereadores Alberto Schereda, Edson Luis Elias, José Bodnar e Nivaldo Bartoski; e o representante do deputado Roman, José Valdecir de Souza. Também secretários municipais,  outros membros da diretoria do clube e comunidade.

Texto: Letícia Torres

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos