facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1183 - Já nas bancas!
25/11/2019

Pêssego tem quebra na produção em 2019

Pêssego tem quebra na produção em 2019

Fatores climáticos foram determinantes para que a produção de pêssego deste ano sofresse alguma quebra em relação à de 2018. Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins, se naquele ano a safra chegou a 230 toneladas, para 2019 a estimativa deve atingir 180 toneladas.

As adversidades envolveram períodos de seca, fortes geadas, e até mesmo o granizo de agosto que atingiu alguns pomares da região de Rio Corrente e imediações da área urbana. “A variedade Chimarrita foi a que mais sofreu, pois pegou a geada que matou parte dos frutos em desenvolvimento, e acabou também sendo atingida pelo granizo na metade do ano”, complementou Martins.

Entretanto, a oferta para a Festa do Pêssego está garantida e a qualidade dos frutos não foi prejudicada. Como em 2018, este ano serão 15 fruticultores expondo na festa, e comercializando o pêssego nas variedades Chimarrita, Coral, Charme, Ouro e Fascínio. “A variedade Fascínio, inserida no ano passado, terá mais oferta em 2019, em razão de que os pomares já estão mais desenvolvidos. É um fruto maior, com mais polpa e caroço pequeno”, explica o técnico municipal.

O morango também terá mais um produtor expondo este ano, e também estão confirmadas boas produções de ameixa nas variedades Irati e Fortune para a festa.

O município de Irati atualmente tem área de cultivo de pêssego de 30 hectares e 27 produtores dedicados à atividade.

Novas atrações

A 41ª Festa do Pêssego acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Aquático de Irati. Novas atrações foram confirmadas para a edição deste ano do evento.

Na sexta-feira (29), haverá show com a banda Radio Radar, a partir das 20h. No sábado (30), o show nacional será com a dupla Edson e Hudson, a partir das 21h.

No domingo, atrações nacionais virão a Irati na promoção "Minha Cidade é Massa", que inicia às 14h. No palco principal estarão o DJ Luan Marques, a dupla Kelvin e Kauan, e os cantores Danimar e Fábio Mahan. A festa encerra com as apresentações da dupla Gilberto e Gilmar, e do cantor Loubet. Todos os shows serão gratuitos.

Além de apresentações musicais, será desenvolvida a comercialização de pêssego, morango e ameixa, bem como dos seus subprodutos, e também será vendido o Borrego no Rolete. Será realizada a Feira de Sabores e o Salão de Negócios, além de exposições, praça de alimentação e mostra de artesanato.

Salão de Negócios

A Festa do Pêssego 2019 ainda tem à venda alguns espaços para expositores, dentro do Salão de Negócios. A promoção é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater.

Na área interna do Pavilhão João Wasilewski, 35 estandes de tamanho 3x3 metros estão sendo ofertados. Os estandes são comercializados no valor de R$ 700.

Na área externa são vários os tamanhos de espaços que podem ser utilizados por empresas que desejam expor seus produtos, equipamentos e serviços, e os valores variam de acordo com a área pretendida.

Já estão confirmadas no pavilhão as empresas Amakparis / Dulces, American Fisio, Bebe Realeza, Bendita's Kasut Sapatilhas, Biscoito Kerber, Cabana de Palha, Consórcios Servopa, Cozinha Maluca, D Magia, Fox Fotografias, Frutas Exóticas, Loja JP Custom, Mascavo, Praias Tur Pousadas, RDF Clínica, Rede Sul Hospedagens, SICREDI, Sofii Presentes, Projetos Thoms, UNINTER, Vale Sonhare e Wisard.

Entre os expositores externos estão Marcos José Corretor de Imóveis, Pipoca Estouro, Mega Motos, Carneiro Máquinas e Equipamentos, Afubra, Gasparelo Máquinas Ltda, BDD Montagens Industriais, Orquidário do Rubinho, Salão Móvel / Família Hair, PROVOPAR, Cresol e choperia Anthology.

Os telefones de contato para contratação de espaços e estandes são 99104 6621 e 3132 6125.

Texto: Assessoria PMI