facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1185 - Já nas bancas!
25/11/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Artagão Jr. e Bacil defendem a valorização da erva-mate

Discutir meios de divulgar a erva-mate paranaense, que corresponde a 87% da produção do país, e fortalecer a cadeia produtiva. Este foi o objetivo da reunião do Bloco Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate que ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (20). O deputado Artagão Júnior (PSB) participou do evento, ao lado do deputado Emerson Bacil (PSL), líder do Bloco.  Estiveram reunidos produtores, agricultores representantes de entidades e o secretário de Comunicação e Cultura do Estado, Hudson José. A importância da publicidade para agregar valor ao produto foi destacada por Artagão Junior. “Estamos unindo a capacidade da Secretaria de Comunicação com os esforços do Bloco de Incentivo à Erva-Mate para divulgar a cultura, sempre reconhecendo a sensibilidade do governo com a causa”, avaliou Artagão Junior. “Pretendemos criar mais força para divulgar o produto. A erva-mate representa sustentabilidade, economia, cultura e saúde”, afirmou Bacil.

Parque de Mallet ganha melhorias

O prefeito municipal de Mallet  Moacir Szinvelski (PSC) e engenheiro Luiz Otto acompanham e fiscalizam a colocação de asfalto na ciclovia que está sendo construída no Parque dos Imigrantes.  “Agora o parque oferece à população um espaço para realizar suas caminhadas com segurança, com uma vista de tirar o fôlego. Parque limpo, parquinho novo para nossas crianças, quadra sintética para os esportistas, quadra de futebol de areia, quadra de voleibol, pista de skate com nova pintura, grama sempre sendo aparada, e agora a nova ciclovia, enfim tudo muito lindo", afirmou o prefeito.

Prestação de contas do Marcelinho

O TRE/PR julgou como “não prestadas” as contas eleitorais da eleição 2018, de Marcelo da Luz Rodrigues da Anunciação/PP, na Seção de Contas Eleitorais e Partidárias. O candidato à vaga de deputado estadual deveria ter constituído advogado para cuidar especificamente deste processo. Entretanto, ele teria cometido um equivoco processual pelo fato de já ter nomeado um procurador jurídico para outro processo. Assim o TRE/PR, ao julgar a prestação de contas  0602236-90.2018.6.16.0000 seguiu o artigo 101, § 4º, da Resolução TSE nº 23.553/2017 que orienta que falta de constituição de advogado nos autos de prestação de contas e a inércia do candidato em regularizar sua representação processual impede a continuidade da tramitação do feito e implica no julgamento das contas como não prestadas.  Com isso, o candidato teve suas contas julgadas como não prestadas.  O jornal Hoje Centro Sul entrou em contado com o candidato que informou que já recorreu da decisão.

Vereadores Mirins de Irati visitam Curitiba

Os Vereadores Mirins de Irati e Suplentes visitaram a Câmara Municipal de Curitiba e o Zoológico Municipal na quarta-feira (20). As crianças participaram de uma palestra com a equipe da Escola do Legislativo de Curitiba e puderam fazer perguntas sobre política. Depois, no zoológico, aprenderam sobre a importância da preservação dos animais.

Teixeira  Soares

No Dia da Bandeira, dia 19, ocorreu uma solenidade em frente a Prefeitura Municipal de Teixeira Soares para a premiação dos alunos das escolas municipais que participaram da Maratona Intelectual do Rotary. Ao todo, 20 alunos concorreram, sendo 4 de cada escola. Todos receberam certificados de premiação e os 3 primeiros colocados ganharam presentes

Reunião da Amcespar                                   

Na tarde de sexta-feira feira (22), aconteceu a reunião ordinária da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). Os prefeitos da região discutiram diversos assuntos, dentre eles  o projeto para a construção do Hospital Erasto Gaertner em Irati.