facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1185 - Já nas bancas!
20/11/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Dança das cadeiras

Mudanças no secretariado da Prefeitura de Irati estão ocorrendo ao longo deste mês de novembro. Antes do feriado, Luiz Carlos Ramos deixou o comando da Secretaria de Segurança Pública e assumiu a Secretaria de Comunicação Social.  O policial rodoviário federal aposentado Cláudio Adão assumiu a Secretaria de Segurança Pública. Estas mudanças foram publicadas no Jornal Hoje Centro Sul – Diário Oficial do Município de Irati – no dia 13 de novembro. Neste dia 20 de novembro, foi publicado em Diário Oficial o decreto Nº 532/2019, que exonera Emiliano Augusto Rocha Gomes do cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. A exoneração foi a pedido de Emiliano, foi assinada pelo prefeito em Exercício, Nei Cabral,  e ainda não foi nomeado um novo secretário.

Patrulha Maria da Penha

A Lei nº 4741, que cria a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati, foi sancionada pelo prefeito Jorge Derbli (PSDB) antes dele se licenciar do cargo. O propósito é acompanhar as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. Derbli enfatizou que a Patrulha será mais um instrumento na luta, em Irati, contra a crescente onda de violência contra as mulheres. “Os números divulgados, com certeza são maiores, pois muitas mulheres se sentem acuadas, tem medo, ficam envergonhadas, se calam e não denunciam os agressores. Com o envolvimento de todos os agentes públicos e entidades parceiras no correto e eficaz atendimento à mulher vamos trabalhar para mudar esse quadro. Precisamos romper esse ciclo de violência”, disse. A Patrulha será permanente e terá como sede um imóvel localizado na área do Centro Administrativo Municipal – CAM.

Nova sede da Apae de Inácio Martins

Em Inácio Martins, a inauguração do Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência, a nova sede da Apae, ocorrerá no dia 29 de novembro, às 15 horas. O prefeito Júnior Benato (PSD) está se dedicando para organizar uma grande festa para marcar a entrega das obras que trarão mais conforto à população. A solenidade faz parte das festividades do aniversário do município e terá a participação do deputado estadual Artagão Júnior (PSB). Júnior Benato e Artagão Júnior mantém um parceria de trabalho de longa data e, na última semana, o prefeito confirmou a presença do parlamentar no município no dia 29.  

Tecnologia e investimentos

Em busca de novos investimentos para o Paraná e de intercâmbio nas áreas de sustentabilidade, inovação e produção de energia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (19) na central de regaseificação do Porto de Segunto (Saggas), em Valência, na Espanha. O complexo integra o grupo ACS, um dos maiores conglomerados do setor de construção e concessões. A ação fez parte da missão internacional liderada pelo governador. O presidente da Compagas, Rafael Lamastra, integrou o grupo que visitou a empresa. Eles conheceram detalhes da planta espanhola de regaseificação, infraestrutura considerada fundamental para o setor energético daquele País.