facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1182 - Já nas bancas!
13/11/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Derbli  e Luiz Adyr vistoriam asfalto Irati - São Mateus

Uma visita ao canteiro de obras da construtora Triunfo, responsável pelas obras do asfalto entre Irati e São Mateus do Sul, foi feita por Jorge Derbli (PSDB), prefeito licenciado de Irati, e Luiz Adyr (PSDB), prefeito de São Mateus do Sul nesta semana. Na ocasião, eles elogiaram a atuação do governador Ratinho Junior (PSD) e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), que tiraram do papel uma obra aguardada há mais de 50 anos pela população. Ao conversarem com o engenheiro que acompanha os serviços, eles constataram que a pavimentação da estrada entre Irati e São Mateus do Sul está sendo executada dentro do cronograma previsto. A pavimentação da PR 364 ajudará a  desafogar o tráfego na PR-151, que cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá.

Karas assume a presidência da Câmara de Irati

No seu terceiro mandato no Legislativo, esta é a primeira vez que o atual vice-presidente da Câmara Municipal de Irati, Wilson Karas assume a presidência. Ele estará no comando do Legislativo entre os dias 11 e 25 de novembro, período em que o presidente Nei Cabral deixou a Câmara para assumir interinamente o cargo de prefeito de Irati.  Karas comenta como conduzirá o Legislativo. “Com a mesma humildade que carrego ao longo de toda a minha vida pública é que assumo mais este compromisso com Irati. Nestes 15 dias, daremos continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pela Mesa Diretora pautado na transparência, honestidade e seriedade”, afirmou. Ele agradeceu Nei Cabral pela confiança e o apoio dos funcionários da Câmara. Também disse que está animado para atuar como presidente. “Vamos trabalhar pelo povo de mangas arregaçadas”, finalizou Karas.

Dois projetos

Apenas dois projetos de lei fizeram parte da Ordem do Dia da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irati dessa semana, a primeira presidida por Wilson Karas (PSD). Na noite de terça-feira (12), foram votados o projeto de lei que concede subvenção para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Irati (APAE) e o projeto que denomina a ciclovia do Parque Aquático de Marcos Antônio Razêra.  Ambos entraram em primeira votação.

Isenção de IPTU a portadores de doenças graves

Também em Irati, o Projeto de Lei nº 094/2019, que concede isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao imóvel habitado por portador de doença grave foi encaminhado, nesta semana, pelo Executivo para análise dos vereadores. O projeto foi lido no expediente na terça-feira (12).

Obras em Teixeira Soares

No final de outubro, o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz (PSB) e a vice Juliana Belinoski (PSC) receberam do Governo do Estado a confirmação de recursos destinados à perfuração de poços artesianos nas localidades: Posto Diamantina, Che Guevara, Carvorite e Sitio Novo. Também obtiveram despacho favorável do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD) para pavimentação de parte do trecho que liga a cidade à BR 277.  Nesses projetos, o prefeito e a vice contaram com o apoio do deputado estadual Alexandre Curi (PSB).

Sede do Governo

Pato Branco é a quinta cidade a receber a sede do Governo do Estado neste ano. Por dois dias, terça (12) e quarta (13) a cidade polo do Sudoeste do Paraná recebe as atividades do Poder Executivo e do Poder Legislativo, que acontecem em paralelo à IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum. A transferência da sede administrativa para Pato Branco foi assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD) na manhã de terça-feira. Anteriormente, já foram sede do Governo do Estado Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.